24 agosto, 2004

Festival Gourmet de Tiradentes-MG

Em janeiro deste ano, Amélia e eu estivemos na cidade de Tiradentes , uma das cidades mais charmosas de Minas, com um centro histórico muito bem conservado. Fica pertinho de Belo Horizonte (170km), em direção sul, próxima a S.João del-Rei e Barbacena. O casario colonial, as ruas calçadas com lajes, emoldurada pela Serra de S. José, é destino privilegiado do maior circuito turístimo em implantação no país, a Estrada Real., juntamente com Outro Preto e Diamantina, Durante uma semana inteira, participamos da Mostra de Cinema. Na Pousada em que ficamos, a Mãe D´água, bem no centro histórico, convivemos com os diretores, produtores e artistas do cinema nacional. Assitimos em praça pública e no "Cine Tenda" aos lançamentos de filmes que, agora, já estão no circuito comercial. Uma beleza de passeio que recomendamos a quem quiser alto astral, cultura, diversão&arte, culinária, caminhadas pela Serra de S. José, com direito a cachoeiras, etc. Guarde aí: última semana de janeiro/05 tem mais!
Outra dica: agorinha mesmo, está acontecendo em Tiradentes o Fest Gourmet, ou seja, o VII Festival Internacional de Cultura e Gastronomia: Os mais conceituados chefs estrangeiros e brasileiros levam a Tiradentes os mais novos conceitos e tendências da gastronomia mundial. São cursos, degustações, almoços, jantares e festins - jantares mais glamourosos, requintados, à luz de velas, com música erudita ao vivo - que são um verdadeiro convite ao doce prazer da gula. No bom sentido, claro! Saborear um belo prato emoldurado pela rica arquitetura barroca de Tiradentes é um deleite!. No "delicioso" site de Eduardo Maya, o "Chef-on-line" você pode conferir a programação e receitas de pratos irrecusáveis.
Para dar água na boca, uma "receitinha" simples, mineirinha, gostosinha, prá tomar com um cafezinho bem quentinho, sem dispensar um queijim fresquim: Broa de Fubá:
Primeiro, você vai separar os seguintes ingredientes:
02 ovos
04 xícaras de fubá
1 e 1/2 xícara de açúcar
1/2 litro de leite
04 colheres de manteiga
Sal a gosto
02 colheres (de chá) de fermento em pó
Em seguida, mãos à obra: bata o açúcar e os ovos e depois misture ao fubá. Com todo o carinho, acrescente o leite, continue batendo e, aí, coloque o fermento. Unte bem a forma para não agarrar, despeje a massa e ponha para assar em forno pré-aquecido, por um tempo de 40 minutos a uma hora. Retire do forno e espere amornar para, aí sim, desenformar, partir e... saborear. Tem gente que coloca uns pedacinhos de queijo minas na massa, antes de levar ao forno. Eu adoro desse jeito! Ah! um café quentinho com broa de fubá é uma guloseima inesquecível. Ao degustar, separe um pedacim prá mim, tá bom?