20 fevereiro, 2005

O blog do Soié

A repercussão do Ontem e Hoje, do meu pai, Ismael Cirilo (Soié, o espirituoso) na blogosfera está dando o que falar.
Telefonei-lhe para dar os parabéns e ele se nostrou satisfeito demais, impressionado com a aceitação de suas histórias, casos, lembranças... A família (netos e netas, sobrinhos e sobrinhas, filhos, cunhadas, todos estão comentando a disposição do Soié e de sua eterna namorada Aparecida, que ficam trocando idéias, matutando sobre "qual história vamos contar agora?".
Não é por corujice ou pieguice que fico feliz. Minha maior felicidade é vê-los felizes, entretidos com o exercício da escrita, da memória, vivazes e sempre bem humorados. A duplinha Soié-Aparecida é assim mesmo: não deixam a peteca cair; a vida inteira devotados um ao outro e a nós, filhos e filha.
Papai já foi seleiro (alguém sabe o que é isso? Pois é, fazia selas para cavalos, em seu tempo de rapaz. Ele tinha uma Selaria!). Depois trabalhou na Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), como telegrafista e outras funções. Ele e mamãe estiveram à frente da Contadoria Judicial do Fórum de Nova Era-MG, foram donos de bar, o "famoso" e inesquecível Soié Bar. Já foi Juiz de Paz (fazia casamentos e mais casamentos). Ambos ministraram cursos preparatórios para noivos. Após a aposentadoria, viajam pelo Brasil a fora: Rio, Fortaleza, Poços de Caldas, Porto Seguro... juntos com a "Turma da Feliz Idade", pessoal animado lá de minha terra...
Pelo Ontem e Hoje passaram inúmeros blogueiros, ilustres, de perto e de longe, deixando comentários elogiosos, dizendo-se felizes por conhecerem a figura do Soié.
Como filho, sinto-me, igualmente elogiado. Será isso impróprio?
Agradeço, aqui, as recomendações da Cora Rónai, do Idelber Avelar (USA). Tantas pessoas que é impossível listar todas.
Mesmo conhecendo meu pai, estou, eu mesmo, surpreso. Aliás, sem surpresas, a vida é um tédio, não?