26 março, 2005

Beleza pura


Colégio do Caraça, originally uploaded by clcosta.
Estive hoje no antigo Colégio do Caraça, fundado em 1774. Compartilho esta foto com vocês porque, para mim, ficou simplesmente espetacular! Até às 16h, o tempo estava chuvoso, com as serras encobertas pela neblina. De repente, o céu se abriu e o sol, caminhando para o poente, derramou uma luminosidade intensa, realçando a brancura das paredes do velho colégio. A torre da primeira igreja neo-gótica do Brasil, qual flecha rumo ao céu, divide os dois conjuntos de estilo colonial. Em primeiro plano, uma rocha, coberta de lí­quens, contrasta com a suavidade das núvens que se derramam sobre o maciço rochoso no horizonte. Ainda estou babando com tanta beleza!
(Prá falar a verdade, queria postar mais e mais fotos, principalmente das flores: camélia, lírio - flamejante! - e de uma singela flor silvestre... Vejam na coluna da esquerda. Ninguém nunca comentou nada das fotos que deixo ali... sniff....)

NEURAS...

Certo dia de 1895, em Viena, caminhavam juntos a conversar o Dr. Breur e o jovem médico Sigmund Freud. Herr Professor, quinze anos mais velho, era um dos melhores clínicos de Viena, pois "escutava" seus pacientes, para além das queixas físicas. Interrompe-os um senhor bem vestido e solicita ao Dr. Breuer um minutinho de atenção. Freud se afasta respeitosamente, intuindo tratar-se de algum cliente. Este se despede logo. Ao retomarem a caminhada. Freud, entretanto, não se contém:

- Era algum paciente?
- Não ele, mas a esposa. Como sabemos - falou o Dr. Breuer em tom jocoso - em toda neurose, os problemas começam no leito conjugal.

Vinte anos depois, Freud relata:
- Se o Dr. Breuer tivesse levado a sério aquela pequena anedota, seria ele o criador da Psicanálise, não eu.