01 fevereiro, 2007

O segredo do poeta - Ungaretti -


SEGRETO DEL POETA

Solo ha amica la notte.
Sempre potrò trascorrere con essa
D´attimo in attimo, non ore vane;
Ma tempo cui il mio palpito trasmetto
Come m´aggrada, senza mais distrarmene.

Avviene quando sento,
Mentre riprende a distaccarsi da ombre,
La speranza immutabile
In me che fuoco nuovamente scova
E nel silenzio restituendo va,
A gesti tuoi terreni
Talmente amati che immortali parvero,
Luce.
Giuseppe Ungaretti - "La Terra Promessa"

Dr. Lucas Monteiro de Castro, neuropediatra e amigo, ensinou-me que não se "traduz" um poema sem trair o poeta. Propõe, em lugar da mera (e traidora) "tradução", o exercício (sempre perigoso) da "transcriação". Ajudado por ele, que me forneceu uma primeira tradução literal, além de primorosos comentários, aqui vai meu primeiro exercício:

O segredo do poeta

Somente à noite
Minha Amiga se revela
Em rapidíssimos instantes, não em horas vãs;
Dou-lhe a palpitar meu coração
Sem dela me distrair, jamais
(como me apraz)

Brilha quando a ausculto
Aprendendo a vê-la das sombras destacada
Reavivando em mim, mais uma vez, o lume;
Silenciosamente
Em gestos terrenos
- Tão amados quão imortais -
Reluz!
________________
PS1 - Allan poderia sugerir uma tradução melhor...
PS2 - Photo by Cláudio Costa

29 janeiro, 2007

Leitura crítica

Você acredita em tudo que lê nos jornais, assiste nos noticiários da TV, escuta dos políticos ou vê nas propagandas e mensagens das empresas?
  • Você confia cegamente nas informações obtidas na internet?
  • Você procura saber quais intenções determinaram a escolha de uma manchete de jornal, o tamanho da letra, a foto que a ilustra?
  • Você já percebeu que há jornais, revistas e TVs que defendem determinadas idéias, posições políticas (criticam sempre ou elogiam sempre o governo)?
  • Você acha que os jornalistas e repórteres são livres para apresentarem os fatos tais como aconteceram, sem que a notícia seja publicada eivada de preconceitos, juízos morais, posições ideológicas?
  • Você sabia que, "mais importante que o fato, é a versão do fato"? (frase cínica de um político cujo nome não guardei).

"No tempo das imagens - hoje, agora - é assim: imagens são ícones e, portanto, devem ser selecionadas, ideologizadas e sacralizadas. As imagens fazem parte do show de entretenimento. Na Guerra do Afeganistão o mundo é virtual simbolizado num tal Osama Bin Laden, que ninguém viu, ninguém vê, ninguém sabe onde está. Ele, tão real para os de casa, mas ali, em sua casa, uma caverna imaterial, platônica, não existe. Lá, diz a TV nossa, a do bem, que é norte-americana, existe a miséria, a fome, o mal. Tudo culpa desse tal de Bin Laden. Felizmente os Estados Unidos invadem este espaço etéreo: chega a salvação: fiat lux! Nossos intrépidos jornalistas lêem os releases do Departamento de Estado: agora eles, os bárbaros, os afegãos, podem fazer a barba e jogar futebol. Alá é substituído por Deus. Jesus salva. A civilização chegou." [Dioclécio Luz]

Outro dia, li o Observatório da Imprensa este artigo aqui, onde Carlos Castilho faz comentários interessantes sobre Leitura Crítica:

"A leitura crítica é um conceito antigo e que era discutido até agora, apenas dentro dos ambientes universitários. Mas o aumento oceânico da informação disponibilizada pela internet acabou transformando-o numa ferramenta quase obrigatória na luta pela sobrevivência dentro da selva noticiosa na qual passamos a viver.
Até agora nós, os leitores, estávamos tranquilos porque acreditavamos piamente que a imprensa era quase infalível e que os seus integrantes eram profissionais vigilantes que zelavam pelas informações que nós tomavamos como base para decidir o que fazer. A tranquilidade foi quebrada quando descobrimos que a realidade não era bem esta não só por conta dos sucessivos escândalos envolvendo manipulação das informações como casos claros de fraude noticiosa."
[continua]

O pior é que tem muita gente que pensa assim:
- Me engana que eu gosto!
________________
Foto retirada deste link.

26 janeiro, 2007

De que somos feitos?

Antecipando um pouco a Postagem Coletiva a favor da Paz e contra a violência, convido a todos a aderirem à iniciativa do Lino Resende.
A blogagem está marcada para dia 30 de janeiro. Mais informações com o Lino.

De que somos feitos? Perguntei-me, hoje pela manhã, ao presenciar um jovenzinho em seu carrinho fazendo gestos obscenos para o motorista de um ônibus que, supostamente, lhe dera uma fechada.


As associações vieram:

Foi Shakespeare quem assim definiu a essência do ser humano: "Somos feitos da matéria dos sonhos, nossa vida pequenina é cercada pelo sono."

Freud, é demais sabido, atribuiu importância fundamental aos sonhos, a ponto de considerá-los a 'via real' para o conhecimento do inconsciente. Pretendeu criar um método para sua interpretação e para a compreensão das angústias que afligem o Homem. Se não sonhássemos, os conteúdos insuportáveis dos sonhos se refletiriam nos reguladores neurovegetativos (respiração, transpiração, ritmo cardíaco, pressão arterial...) e não dormiríamos em paz: "os sonhos são o guardião do sono", disse. Quando acordamos sobressaltados, o coração aos pulos e a respiração ofegante, constatamos um pesadelo "terrível".

Comumente, chamamos de pesadelo os sonhos em que somos vítimas de ataques, intempéries, vicissitudes de toda ordem: alguém morreu, um ladrão nos persegue, um criminoso nos ameaça ou um animal nos ataca. Nem sempre somos vítimas: há sonhos em que nós mesmos fazemos algo proibido, experimentamos desejos inconfessáveis, cometemos violências e praticamos atos reprováveis. Freud explica: "os sonhos são a realização dos desejos reprimidos".


Descobrimos, pelos sonhos, que não somos feitos apenas de bons sentimentos (solidariedade, amor, compreensão, etc) mas também – e principalmente – de impulsos agressivos. "Qualquer um sabe, por experiência própria, que o mau gênio, o egoísmo, a baixeza, a voracidade, os ciúmes e a hostilidade são sentidos e expressos pelos outros diariamente, embora não vislumbre tão claramente sua existência dentro de si". (Joan Rivière).

O noticiário da manhã já nos oferece um cardápio suculento: bombas no Iraque, tiroteio no Rio, assaltos nas rodovias, assassinatos no bairro vizinho, guerras, falcatruas, terrorismo... Ao meio dia, a TV tinge de sangue o prato do dia. À noite, não dormimos sem escutar e ver mais e mais do mesmo. Às vezes dá vontade de acreditar que "o inferno são os outros", como dizia Sartre e poetizaram os Titãs:

O Inferno São Os Outros
Não quero rotina, nem disciplina,
Não tenho hora, pra ir embora
Não vou pro trabalho, não ganho dinheiro
Não ando na moda, não olho no espelho

Não tenho endereço, casa, nome e sobrenome
Não tenho documento, carro, conta e telefone
Se todo mundo acha, que estou errado, eu acho que não
Se todo mundo acha, que estou louco, eu acho que não

O problema não é meu
O paraíso é para todos
O problema não sou eu
O inferno são os outros, o inferno são os outros

Não tenho amigo, nem inimigo
Não me engano mais
Ninguém vive em paz
Não uso relógio
Não escondo a idade
Não ouço conselho
E nem falo a verdade

Projetamos no mundo externo, no outro, todo o mal. O mecanismo de projeção é, realmente, uma medida de segurança contra a dor, os ataques, o desamparo. O mal está lá fora e, quando temos sentimentos ruins, estes são causados pelos outros: "a culpa não é minha, foi ele quem me atacou".

As guerras assim se justificam: defesa do país, do território. O 'outro' é o agressor. Os noticiários oficiais denominam de 'insurgentes e rebeldes' aqueles que lutam contra o invasor – não é o que dizem os telejornais em relação aos iraquianos que lançam bombas contra os americanos?

Ora, se projetamos no outro todo o mal que nos aflige, o passo seguinte é justificar nosso ataque, nossa agressividade, nosso ódio. Se alguém me ofende, me desagrada, fala mal de mim, "ficamos de mal", não o convidamos para festas e dizemos: -"Fulano morreu para mim". Matamos! Ufa!

Somos feitos de amor e ódio, fome e amor, desejos egoísticos e desejos de harmonia e paz. O difícil – impossível – é controlar tudo isso...


25 janeiro, 2007

Tá mudado!

Com a cara e a coragem fiz a migração pro www2.Blogger!

Até agora, não mudou nada, não doeu.


De brinde, uma fotinha:




De INHOTIM

23 janeiro, 2007

Blogger beta?



Quando abro o editor para escrever algum post, recebo este aviso:

A nova versão do Blogger está pronta!

Agora a nova versão do Blogger possui marcadores de postagem, modelos editáveis via arrastar e soltar, controles de privacidade e todos os recursos originais que você já conhece. E ficou muito mais confiável.

Depois da mudança, o acesso é feito com o login da sua Conta do Google, mas os blogs continuarão os mesmos. O conteúdo e o layout não serão alterados.

Pois alguém já tem experiência neste tal de Blogger Beta?
Funciona bem? É igualzin ao antigo?
Os posts antigos continuarão a aparecer, tal e qual postados?
E os comentários via Haloscan?
Afinal, há vantagens em migrar?

Minha ignorância é enciclopédica, homérica, bíblica, atávica, descomunal...

Alguém aí pode me ajudar?
Desde já, agradeço...

20 janeiro, 2007

18 janeiro, 2007

Alguém leva a sério as advertências do MS?

O Minisério da Saúde adverte... alguém se importa?

A Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) deve obrigar os fabricantes de bebidas alcoólicas a publicar advertências nos rótulos de seus produtos. Faz parte de uma campanha de conscientização mais agressiva a respeito dos malefícios do abuso.

Se vai surtir efeito, não sei. Parece-me que, no caso dos cigarros, onde há avisos semelhantes, há os que nem lêem e, se o fazem, ignoram as advertências.

A frase "O Ministério da Saúde adverte" já virou gozação e talvez até provoque certo descrédito. Mas não dá pra ficar parado diante dos acidentes de trânsito, mortes violentas, desavenças e outros prejuízos sociais causados pelo uso irresponsável de bebidas.

Quanto a mim, que trabalho na área de Saúde Mental, bem sei dos danos causados aos consumidores crônicos: psíquicos, neurológicos e sociais.

Mas cada qual é dono de seu corpo... ou melhor, acha que é e acaba perdendo a autonomia na medida em que se torna um dependente ou um inconsequente. Enfim, todo mundo sabe disso, mas faz questão de esquecer.

Eis as frases formuladas para os comerciais de bebidas alcoólicas:

  • “O Ministério da Saúde adverte: o álcool é causa de inúmeras doenças, como câncer de fígado e lesões cerebrais”

  • “O Ministério da Saúde adverte: o álcool causa dependência física, química e psíquica"

  • "O Ministério da Saúde adverte: a ingestão de álcool durante a gravidez é causa de retardo no desenvolvimento mental do bebê"

  • “O Ministério da Saúde adverte: acidentes de trânsito após o consumo de álcool são responsáveis pela maioria das causas de morte em todo o mundo. Se beber, não dirija”

  • "O Ministério da Saúde adverte: o consumo irresponsável de bebidas alcoólicas é incompatível com a condução de veículos, podendo resultar em prejuízos para o indivíduo e/ou terceiros"

  • “O Ministério da Saúde adverte: a cada 100 acidentes de trânsito fatais, cerca de 70 são causados pelo consumo de álcool. Se beber, não dirija”

  • "O Ministério da Saúde adverte: o consumo de bebidas pode causar dependência, sendo proibida sua venda a menores de 18 (dezoito) anos"

  • "O Ministério da Saúde adverte: o consumo irresponsável de bebidas alcoólicas é prejudicial não só para o indivíduo como também para a sociedade"

  • "O Ministério da Saúde adverte: a cada 100 casos de adoecimento e morte no país, cerca de 10 são causados pelo consumo de álcool"

  • "O Ministério da Saúde adverte: a cada 100 laudos cadavéricos por mortes violentas, em 70 são detectados a presença de álcool"

  • "O Ministério da Saúde adverte: o consumo de bebidas alcoólicas está relacionado ao abandono de crianças, aos homicídios, delinqüência, violência doméstica, abusos sexuais, acidentes e mortes prematuras"

  • "O Ministério da Saúde adverte: o álcool é causa de inúmeras doenças, como pancreatite, hipertensão arterial, doenças do coração, acidentes vasculares cerebrais"

  • "O Ministério da Saúde adverte: o consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez é causa de má formação do bebê"

  • "O Ministério da Saúde adverte: o consumo de bebidas alcoólicas impõe prejuízos incalculáveis ao indivíduo e a seus familiares, à sociedade e ao sistema de saúde pública"

  • "O Ministério da Saúde adverte: dirigir alcoolizado é crime de trânsito”

  • "O Ministério da Saúde adverte: vender bebida alcoólica à criança é crime”

14 janeiro, 2007

Frango com queijo na moranga


Porque hoje é domingo
Porque o tempo está frio
Porque chove de mansinho
e a alma até se arrepia

Ponha lenha no fogão
atice o fogo sem perdão

Pegue uma abóbora das maiores
e retiradas as sementes
por um tampo bem cuidado
deixe a moranga cozinhar

Recheie:
nacos de frango temperados
pimentão, tomate, cebola,
sabores olorosos do quintal

Cubra:
com requeijão
- sem miséria!

Leve ao forno
Gratine

Sirva com fidalguia
E devore como um frade
tão sublime iguaria

Suspire
(lamba os beiços, faz mal não!)

- Existe igual em sua terra?

 Posted by Picasa

12 janeiro, 2007

Assutador!

Pedro Dória publicou e repasso, com o espírito de promover o bem público, a saúde de todos e a felicidade geral da nação! O artigo original se intitula What Happens To Your Body If You Drink A Coke Right Now?.
Mesmo que não seja tudo verdade científica, dá pra assustar:


" Vejam o que acontece em seu organismo se você beber uma latinha de coca-cola agora (vale para outros refrigerantes não-diet, acho eu):

  • Nos primeiros 10 minutos: 10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo porque o ácido fosfórico corta o gosto.

  • 20 minutos: O nível de açúcar em seu sangue estoura forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura. (É muito neste momento particular.)

  • 40 minutos: Absorção da cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sangüínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

  • 45 minutos: O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona igualzinho com heroína.)

  • > 60 minutos: O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.

  • > 60 minutos: As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. (Você urina.) Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, dos quais seus ossos precisariam.

  • > 60 minutos: Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora tudo o que estava na Coca, mas não sem antes ter posto para fora junto coisas das quais seu organismo precisaria. "
No mesmo site (em inglês) você pode aprender o que acontece com seu corpo se você parar de fumar agora...

11 janeiro, 2007

Trânsito complicado

Eu ia reclamar, no post de hoje, do trânsito aqui em BH, pelas seguinte razões:
  • 'ninguém' dá a seta antes de mudar de faixa ou entrar numa rua lateral;
  • todos os caminhões de entrega de refrigerantes, dinheiro, cerveja e cargas em geral param na faixa de rolamento, mesmo quando há vagas próximo à calçada;
  • a rodoviária fica no centro da cidade, cercada de ruas 'contra-mão' por todos os lados;
  • a cidade só tem subidas, nenhuma descida (juro!);
  • os concertos de asfalto, buracos da Cia. de Água e Saneamento e outros buracos mais são feitos no horário de rush (afinal, a noite é para dormir!).

Não, não vou falar nada disso, pois o que está no filme aí embaixo é mil vezes pior!


09 janeiro, 2007

Milagre

Orvalho
Tempestade
ou garoa:
a folha tenra
brinca de Deus
e transforma a água
em pérolas.




Foto by Cláudio Costa
Posted by Picasa

06 janeiro, 2007

Psicanalisando "O Código Da Vinci

Eu me permiti indicar, hoje, uma 'escuta' diferenciada do livro "O Código Da Vinci". O sucesso dessa obra não me pareceu lá muito merecido.

Li e me decepcionei com a pouca 'literatura', embora reconheça algum valor na trama policialesca. Entretanto, o 'pano de fundo' é instigante e provocou reações em todo o mundo ocidental.

Eis a análise feita pelo psicanalista Sérgio Telles:

"O enorme sucesso do romance O código Da Vinci, de Dan Brown, bem como do filme nele baseado, o caracterizam como produto típico da indústria cultural globalizada consumido vorazmente por milhões, até saturar o mercado e logo ser esquecido e substituído por um similar que inicia um novo ciclo de consumo. Em contrapartida aos produtos da indústria cultural, as obras de arte atingem um número pequeno de pessoas e persistem por muito tempo, seduzindo novas gerações. Elas dificilmente são tão lucrativas quanto os artefatos da indústria cultural, que enchem os bolsos de todos os envolvidos em sua produção.
O enredo já é de conhecimento geral:" (Leia mais aqui. Interessantíssimo!)

04 janeiro, 2007

Tim-tim.... crash!


Nos tempos em que trabalhei no Hospital João XXIII, o Pronto Socorro daqui de Beagá, atendi muitos acidentados em estado de embriaguês.

Isso acontece até hoje, infelizmente em maior quantidade. Parece que as campanhas contra a associação de álcool + volante caem no vazio. Uma das situações mais comuns era o sujeito ali, todo quebrado, afirmar categoricamente que não bebera quase nada, que não fica tonto com bebida alguma, que é forte, etc.

Eis uma demonstração de alteração da consciência devida ao estado etílico.
No link abaixo, uma demonstração prática de como os índices de concentração de etanol, no sangue, podem interferir em nossa capacidade de coordenação motora:

Arraste a chave com o mouse até o buraco da fechadura e clique. Nas concentrações mais baixas é até fácil. Depois...
O teste do bebum.

02 janeiro, 2007

Sim, mas...

Dentre meus desejos para 2007, um deles é que Deus me poupe dos chatos, daqueles chatos que se assentam a seu lado numa mesa de boteco e dão palpite sobre tudo, sabem tudo, criticam tudo. São aqueles que sempre concordam com você, dizendo:
- Sim, mas...

Se você lhes pergunta o que achou do filme tal, comentam:
- Ótimo, mas...

Ao contar-lhes que fomos à praia, logo perguntam:
- Choveu lá?

Se nos referirmos a um passeio a Natal, dizem logo:
- Você não foi a Jenipabu? Ah! então você perdeu.

Quando narramos algum episódio e citamos uma cifra, por exemplo: "Hoje, às nove horas, estourou uma bomba lá no Rio de Janeiro", imediatamente retificam:
- Não foi às nove, foi às 20 e 50!

E se você aponta o sucesso de alguém, reparam:
- É, mas fulano não é tão bom assim, aquilo foi sorte, herança, proteção, qualquer coisa.

Pior é quando começam:
- Fulano, se eu fosse você, faria de outro jeito.

Argh!

Pois, em verdade lhes digo: se esses chatos de galocha (expressão antiga, heim?) passarem longe de mim no ano que se inicia, já me dou por satisfeito.
________________________
O único 'chato' que manterei por perto, visitarei sempre e recomendo a todos é este aqui.

01 janeiro, 2007

Prosperidade para todos em 2007


Cesta de vegetais, originally uploaded by ClaudioCosta.

Cesta de ornamentação no Restaurante do Centro de Arte Contemporânea de Inhotim. Quem não esteve lá em 2006, que vá agora em 2007.

30 dezembro, 2006

Bacalhoada em 10 passos


Cool Slideshows



Foi assim que fizemos (mais a Amélia do que eu!) uma bacalhoada na véspera do Natal:
1. 800g de postas de filé de bacalhau do Porto, dessalgadas durante uma noite na água e, depois, grosseiramente desfiadas
2. levemente cozidas em meio litro de leite temperado com folhas de louro, alecrim e uma pitada de noz moscada
3. colocamos camadas de cebola, batatas cozidas em rodela, bacalhau; tudo regado a muito azeite extra-virgem
4. acabamento com azeitonas pretas, picadas
5. levamos ao forno até corar
6. enfeitamos com rodelas de ovos cozidos
7. preparamos uma bela salada e arroz branco
8. abrimos uma garrafa de vinho
9. brindamos e...
10. degustamos: Feliz Ano Novo!!!

27 dezembro, 2006

Pourquoi?

Algumas imagens nos ficaram da última Copa do Mundo : Roberto Carlos ajeitando a meia enquanto o Brasil sofria um gol da França; Felipão comandando a Seleção Portuguesa em uma de suas melhores participações; a improvável espontaneidade dos alemães, que explodiram de alegria durante aquele mês de junho; a perplexidade e a indignação da torcida brasileira diante do vexame de nosso (!) dream-team e a cabeçada de Zidane em Materazzi.
Pois foi essa última imagem que inspirou o estilista italiano Alessandro Ferrari para criar a coleção Xqua, cuja logomarca é a famosa cabeçada:

Alessandro explica:
- Il nome del marchio – continua Ferrari – nasce dall’esclamazione reiterata dal telecronista francese.
Xqua si pronuncia come il francese pourquoi.
E “perchè” è l’interrogativo che ci si pone dinanzi a un qualsiasi atto di violenza.

Todos nós nos perguntamos, diante daquela cena inesperada:
- Por que? Por que?
Vários programas de televisão e rádio se dedicaram a 'destrinchar' o caso, analisar quadro-a-quadro os poucos segundos em que Zidane caminhava calmamente à frente do Materazzi até que, de repente, se virou e tascou-lhe a cabeçada mortífera.

O Mercado é assim mesmo: apropria-se dos fatos, das emoções, das coisas boas e ruins, do sublime e da lama para transformar tudo em produto.

Aqui em Minas, o estilista Ronaldo Fraga é um mestre: já criou roupas a partir de poemas de Drummond, inspirou-se em imagens religiosas, em produções dos loucos de hospício (Artur Bispo, por exemplo), no assassinato de Zuzu Angel ("Quem matou Zuzu Angel?"), em Guimarães Rosa ("a cobra ri"), etc.

Moda engajada, dizia-se antigamente. Moda atual, look up-to-date, faschion, "da hora", etc. Reivenções, releituras, movimentos antropofágicos, etc.

Lembro-me de uma antiga propaganda de uma casa de roupas infantis, chamada O Príncipe, que dizia: "Príncipe veste hoje o homem de amanhã". Mas isso é conversa para depois.

25 dezembro, 2006

Verão



Após chegarmos de Nova Era-MG, onde passamos o Natal, esperamos terminar a chuvarada de verão e caminhamos pela Praça da Liberdade.
As ruas e alamedas sujas de tanta folhagem derrubada pela ventania. A luminosidade de um fim-de-tarde e as poças d'água convidaram para algumas fotos.
É o verão.

23 dezembro, 2006

PRESÉPIO VIRTUAL

Compartilho um presépio virtual, divertido para quem tem crianças por perto. Para montar o cenário, é só arrastar os personagens que estão na parte inferior da tela. Depois, clique em 'animer' ( play ) com o som ligado. Feliz Natal!
CLIQUE AQUI.

21 dezembro, 2006

Solilóquios

Solilóquio: ato de alguém conversar consigo próprio; monólogo 2 lit teat recurso dramático ou literário que consiste em verbalizar, na primeira pessoa, aquilo que se passa na consciência de um personagem [Opõe-se ao monólogo interior, porque o personagem, no solilóquio, articula os seus pensamentos de forma lógica, coerente.] ¤ etim lat. soliloquìum,ìi 'solilóquio, monólogo', pal. cunhada por santo Agostinho (354-430) para o seu Liber soliloquium, do lat. solus,a,um 'sozinho' + loqui 'falar' [Houaiss]

Lembrei-me dessa palavra erudita ao observar, no trânsito, alguns motoristas que falam, gesticulam e até gritam enquanto dirigem. Hoje, um vizinho de engarrafamento não conversava ao celular, não havia mais ninguém ao seu lado e o sujeito, ali, a discursar em voz alta sobre não sei sobre o quê.

Em caminhadas urbanas, já me deparei com solitários peripatéticos (de peritátésis, der. de peritatéó 'passear, ir e vir conversando - que era como fazia Aristóteles com seus discípulos nos jardins do Liceu, em Atenas). Procuro em volta, penso que falam comigo; mas, não! Conversam consigo mesmos ou com algum ente imaginário? Neste segundo caso, poderiam ser possuídos de louca alucinação (se não visual, pelo menos auditiva), o que se constituiria em sintoma de psicose.

Existem mesmo desses 'loucos de toda espécie' que escutam vozes, dialogam, discutem, altercam ou lançam impropérios contra um fantasma que lhes assolam a vida. Mas não é destes que falo aqui.

O solilóquio pode ser um profícuo diálogo interior (como queria Santo Agostinho), durante o qual, silenciosamente, o pretendente a santo ou o menos presunçoso místico desvendaria um caminho para encontrar-se com a Divindade.

Já os filósofos, igualmente, fazem lá seus solilóquios, num monólogo interior em busca da Verdade, construindo silogismos, contrapondo argumentos e raciocínios, numa dialética rigorosa em busca do conhecimento.

O blogueiro também comete solilóquios. Por que não? De repente, uma idéia me passa pela cabeça. Busco o computador, abro no blogger e ponho-me a conversar comigo mesmo, teclando quase sem pensar. Nessas horas, costumo parir um texto interessante. Se não para quem me lê, pelo menos para mim.

Pois foi o que fiz, agora.

Para deixar de ser solilóquio e tornar-se diálogo interessante, preciso dos testemunhos de vocês, opiniões e compartilhamento de experiências.

Caso contrário, deliro?

20 dezembro, 2006

Ouça um bom conselho...

Li e repasso este artigo do colega Dr.Eduardo Martins, cardiologista daqui de BH:


Saúde e conta bancária


Imagine a sua coronária: isso mesmo, você tem uma artéria coronária, aliás duas, a direita e a esquerda (e seus ramos). Tirando a sorte de você ter alta produção de óxido nítrico (uma genética antiateroesclerose), saiba que sua coronária não suporta cigarro, gordura, sedentarismo, obesidade, e seu novo inimigo: a cintura abdominal. Esta idéia de valorizar não o corpo, mas todos os corpos (mental, emocional, energético), inclusive os órgãos do corpo físico, gera a noção de saúde completa, aumenta o prazer de viver e dá o start nos investimentos em saúde.

Um investimento pequeno em saúde pode ser uma refeição saudável: “Hoje não vou comer carne vermelha, e vou priorizar uma salada”. Seria como depositar R$ 200 na poupança. Um grande investimento em saúde pode ser ir ao cardiologista, fazer um checape e iniciar atividades físicas com acompanhamento médico para evitar um blecaute. Se realizados todos os dias, os exercícios seriam como depósitos diários de R$ 500 no melhor fundo de investimento do mercado. Eis um grande investimento, talvez o maior de todos, que vai lhe dar um grande crédito de saúde no futuro. O que mais escuto em consultório é o paciente relatar amigos que bebem, fumam e já passaram dos 60 anos sem qualquer problema. Para esses pacientes costumo lembrar também que assim como esses sortudos, há quem tenha nascido em berço de ouro, cheio de tutu, e sequer precisa trabalhar. Se bem que a improdutividade de bom não tem nada, e só estraga a saúde. Portanto, aos mais fixos nesta idéia, sugiro visitar o pronto atendimento de hospitais cardiológicos para ver a quantidade de infartados obesos, tabagistas e sedentários. Aliás, junto aos idosos em fim de linha, esta é a população de CTIs, mundo afora.

Se, como a maioria absoluta da população mundial, você não recebeu um patrimônio genético recheado de óxido nítrico; se quer sacar saúde, quando precisar – e na terceira idade você vai precisar –, mude agora, comece a poupar saúde, aproveitando a virada do ano. Na sociedade pós-industrial dos lanches e do estresse, poupar dinheiro não adianta. Se você não guardar créditos de saúde, a conta bancária pode ficar para seus descendentes." name="not_bod" type="hidden">
O termo saúde pode ser definido como um estado de bem-estar íntimo, um somatório dos elementos psíquico, social, mental, emocional, energético e espiritual, ou seja, a homeostase interior. Se alguém lhe perguntasse se você tem saúde, o que você responderia? Você pode sentir a saúde? Onde está a saúde? Quanto de saúde eu tenho? Saúde é algo virtual, ninguém vê, não se conhece o local do corpo (ou corpos) em que habita, mas, se você está em casa lendo este artigo, é provável que ela esteja aí com você em maior ou menor qualidade. O dinheiro é semelhante à saúde em um aspecto: quando está investido. Ele não aparece, mas está lá, e dá certa segurança ao cidadão, pois ele sabe que diante de qualquer emergência tem uma reserva, uma garantia e, assim, vive melhor: menos tenso, mais seguro diante da vida. Pois é este virtualismo que une saúde ao dinheiro. Eis dois elementos da vida humana difíceis de serem cuidados com a devida atenção ao mesmo tempo. Muitas pessoas despreparadas para a vida plena gastam mais do que têm, tanto em termos financeiros quanto em sua própria saúde. Outras preferem guardar dinheiro, mas não guardam saúde; já, outras, guardam saúde, associam-na à vaidade, e esta combinação estimula a abertura constante da torneira bancária.

Imagine a sua coronária: isso mesmo, você tem uma artéria coronária, aliás duas, a direita e a esquerda (e seus ramos). Tirando a sorte de você ter alta produção de óxido nítrico (uma genética antiateroesclerose), saiba que sua coronária não suporta cigarro, gordura, sedentarismo, obesidade, e seu novo inimigo: a cintura abdominal. Esta idéia de valorizar não o corpo, mas todos os corpos (mental, emocional, energético), inclusive os órgãos do corpo físico, gera a noção de saúde completa, aumenta o prazer de viver e dá o start nos investimentos em saúde.

Um investimento pequeno em saúde pode ser uma refeição saudável: “Hoje não vou comer carne vermelha, e vou priorizar uma salada”. Seria como depositar R$ 200 na poupança. Um grande investimento em saúde pode ser ir ao cardiologista, fazer um checape e iniciar atividades físicas com acompanhamento médico para evitar um blecaute. Se realizados todos os dias, os exercícios seriam como depósitos diários de R$ 500 no melhor fundo de investimento do mercado. Eis um grande investimento, talvez o maior de todos, que vai lhe dar um grande crédito de saúde no futuro. O que mais escuto em consultório é o paciente relatar amigos que bebem, fumam e já passaram dos 60 anos sem qualquer problema. Para esses pacientes costumo lembrar também que assim como esses sortudos, há quem tenha nascido em berço de ouro, cheio de tutu, e sequer precisa trabalhar. Se bem que a improdutividade de bom não tem nada, e só estraga a saúde. Portanto, aos mais fixos nesta idéia, sugiro visitar o pronto atendimento de hospitais cardiológicos para ver a quantidade de infartados obesos, tabagistas e sedentários. Aliás, junto aos idosos em fim de linha, esta é a população de CTIs, mundo afora.

Se, como a maioria absoluta da população mundial, você não recebeu um patrimônio genético recheado de óxido nítrico; se quer sacar saúde, quando precisar – e na terceira idade você vai precisar –, mude agora, comece a poupar saúde, aproveitando a virada do ano. Na sociedade pós-industrial dos lanches e do estresse, poupar dinheiro não adianta. Se você não guardar créditos de saúde, a conta bancária pode ficar para seus descendentes.
_______________
Publicado em 19dez06 no EM

19 dezembro, 2006

ANIVER-SHOW

Toda terça-feira é dia de TerSamba no Reciclo Asmare Cultural, em Belo Horizonte. Vários grupos se revezam para tocar samba.

Sempre em formato de roda de samba e contando com convidados especiais, os artistas fazem seus shows trazendo o melhor do samba-raiz.

O Reciclo Asmare é um centro de ajuda a catadores de papel, que recicla todo o material coletado nas ruas. A decoração do bar, que fica na Av. Contorno, 10564, é toda feita de produtos da própria Asmare.
Chapéu Panamá: A Nova Guarda do Samba

Hoje, em especial, o Reciclo estará em festa: com show da banda
CHAPÉU PANAMÁ, comemoraremos o aniversário da filhota ANA LETÍCIA, a partir das 21h.

Encontraremos amigos e amigas.
Até lá!

16 dezembro, 2006

Vinho também é bom pras cabeças

Gosto de vinho, procuro tomar quase todos os dias (pelo menos 1 taça). Geralmente tomo tinto seco, de uvas tipo cabernet, malbec, syrhaz, merlot, carmenère.

Falo isso não para me gabar, mas para recomendar o Cabernet Sauvignon da Casa Geraldo. É produzido no sul de Minas, em Andradas, pelo Luiz Carlos, dono da Campino. Conheci sua vinícola, há algum tempo.

Pois não é que ele inaugurou uma loja "Casa Geraldo" aqui em Belô? Fica na Avenida do Contorno, bem em frente ao Hotel Mercure, no Bairro de Lourdes.

Fui lá conferir e provei: deliciosos, o Cabernet e o Brût (um espumante).
Não sou apreciador de espumantes, mas gostei do Brût do Luiz Carlos. Talvez porque nós o servimos no Lançamento da Revista de Psiquiatria & Psicanálise, da qual sou editor: clima de festa, salgadinhos delicados, etc. Os convidados, idem. Assim, vou lá buscar mais algumas garrafas e comemorar a passagem de ano entre as borbulhas... Bairrismo puro, talvez.

Também não faltarão os tintos, insubstituíves. A cor rubra, o aroma de fruta mesclado com outros um tanto misteriosos e os sabores encorpados mais a textura aveludada acariciando as papilas... ah! os deuses sabem o que bebem.

Outra coisa: para não deixar cair sobre isso tudo o pó do esquecimento, a cada dia uma ou duas taças do precioso líquido, bom 'pras cabeças'. Pelo menos é o que afirma a notícia abaixo:

Vinho reduz risco de Alzheimer

Através de pesquisa com ratos durante 7 meses, os resultados mostraram que uma dose ao dia para mulheres e duas para homens, pode ajudar a reduzir o risco relativo de demência provocada pelo Alzheimer

Veículo: Vinhos.net
Seção: Notícias
Data: 14/12/2006
Estado: SP

Um estudo publicado em novembro no periódico científico The Faseb Journal, dirigido pela Escola de Medicina Mount Sinai, mostrou que o consumo moderado de
vinho tinto cabernet sauvignon pode ajudar a reduzir a incidência do mal de Alzheimer. Através de pesquisa com ratos durante 7 meses, os resultados mostraram que uma dose ao dia para mulheres e duas para homens, pode ajudar a reduzir o risco relativo de demência provocada pelo Alzheimer.

A doença

Pessoas com Alzheimer têm um acúmulo da substância beta-amilóide no cérebro, o que produz placas que provocam a demência – para a qual ainda não existe tratamento ou uma boa estratégia de prevenção. Aparentemente, fatores genéticos são os principais responsáveis pelos casos precoces do mal, mas questões de estilo de vida vêm recebendo cada vez mais atenção na busca por meios de prevenção.


Fui conferir e achei no
site da The Federation of American Societies for Experimental Biology o artigo original.

Se não for verdade, pelo menos já usufruí do rubro néctar.

14 dezembro, 2006

I D I O T I C E S

Outro dia, vi uma foto engraçadíssima no jornal: um ladrão 'entalado' numa chaminé daquelas de folha de zinco (?), redonda, usadas em lanchonetes. O larápio combinou mal o diâmetro de sua barriga com o diâmetro da chaminé!
Já ouvi notícias de ladrão que 'perde' a carteira de indentidade na cena do crime, colaborando 'inconscientemente' com a polícia.
Há um aforisma repetido pelos detetives - pelo menos nos de filme - que diz:
- Todo criminoso volta à cena do crime.

Alguns analistas interpretam 'meio selvagemente' esses acontecimentos como prova da existência de um 'desejo de punição' em todo aquele que comete atos errados... Sei lá se é isso mesmo, mas dou-lhes aqui outras provas de que, muitas vezes, o inconsciente prega peças até mesmo em quem não tem consciência!

Os "9" casos policiais mais idiotas registrados no mundo:

1º colocado - Quando o seu revólver calibre 38 falhou, durante uma tentativa de assalto, o assaltante, James Elliot de Long Beach, Califórnia, cometeu um pequeno erro. Virou a arma para ver se no cano tinha algo impedindo a arma de funcionar e experimentou apertar de novo o gatilho. Desta vez a arma funcionou...


2º colocado - O chefe de um hotel na Suíça perdeu um dedo no moedor de carnes e entrou com um pedido de ressarcimento na sua seguradora. Esta, desconfiando de uma possível negligência no uso do aparelho, enviou um inspetor que testou o moedor: fez exatamente a mesma operação e perdeu um dedo, ele também. O pedido de ressarcimento foi então aprovado.


3º colocado - Um homem ficou retirando neve da rua com uma pá por mais de uma hora, durante uma tempestade de neve em Chicago, para poder estacionar o seu carro. Terminado o trabalho, foi buscar o carro e, ao voltar ao lugar que tinha preparado com tanto esforço, encontrou uma senhora que tinha acabado de estacionar, com a maior naturalidade, no espaço que ele liberara. Explicou à polícia:

- "Como eu poderia deixar de dar dois tiros de fuzil naquela mulher?”

4º colocado - Depois de ter parado para tomar todas num bar clandestino, o motorista de um ônibus no Zimbabue percebeu que os 20 doentes mentais que deveria levar para um asilo em Bulawayo, fugiram. Tentando esconder sua negligência, foi até uma parada de ônibus e ofereceu transporte de graça para as pessoas que estavam esperando no ponto. A seguir, foi até o asilo e entregou os passageiros, dizendo que eram muito perigosos e inventavam histórias incríveis para tentar fugir. O engano só foi descoberto vários dias depois.


5º colocado - Um adolescente americano foi internado num hospital com graves ferimentos na cabeça, provocados pelo choque com um trem. Questionado sobre como tinha acontecido o acidente, ele explicou para a polícia que estava simplesmente tentando descobrir quanto exatamente podia chegar perto do trem em movimento antes de ser atingido.


6º colocado - Um homem entrou num mercado na Louisiana, colocou uma nota de 20 dólares no balcão e pediu para trocar. Quando o balconista abriu a gaveta, o homem mostrou uma arma e mandou que lhe entregasse todo o dinheiro na gaveta. Depois fugiu, mas na pressa esqueceu a nota de 20 no balcão. O total que havia na gaveta e que o homem levou era 15 dólares...


7º colocado - Um homem no Arkansas estava tão afobado para tomar uma cerveja que resolveu jogar um tijolo contra a vitrine de uma loja para roubar algumas garrafas e fugir. Apanhou um tijolo e o jogou com todas suas forças contra a vitrine. O tijolo bateu e voltou, acertando exatamente a testa dele, que ficou desmaiado no chão até a polícia chegar. A vitrine era de plexiglass inquebrável e a cena foi filmada pela câmera de segurança da loja.


8º colocado - Na crônica local do jornal da cidade de Ypsilanti, Michigan, apareceu a notícia de um assaltante que entrou no "Burger King" da cidade às 5 horas da manhã apontou uma arma para o caixa, e ordenou que lhe entregasse o dinheiro. O atendente explicou que devido a uma trava eletrônica, não poderia abrir o caixa sem um pedido. O homem então pediu cebolas fritas e o atendente retrucou que, pelo sistema, não poderia servir cebolas no café da manhã. O assaltante, frustrado, foi embora.


9º colocado - Um homem tentou roubar gasolina de um trailer estacionado numa rua em Seattle e a polícia encontrou-o no lugar, dobrado, no chão, vomitando sem parar. No relatório da polícia está explicado que o homem, ao invés de colocar a mangueira no tanque e chupar para puxar a gasolina, colocou a mangueira no tanque da privada química do trailer e chupou com muita força. O proprietário do trailer se recusou a fazer o B.O. declarando que nunca tinha dado tanta risada na vida.

____________

1. Recebi estes 'recordes de idiotices' pelo e-mail. Vendo o peixe pelo preço que me foi passado, ou seja, de graça.

2. Soié postou hoje!


13 dezembro, 2006

Reflexos


Torre da igreja do Colégio do Caraça refletida na fonte do jardim.
Foto by Cláudio Costa.

12 dezembro, 2006

Natal Mineiro (2)

Em continuação ao post anterior, aqui estão fotos do 'nosso presépio'.

Amélia, como disse antes, tem um certo número de casinhas de artesanato, quase todas presenteadas por:
  • Ângelo, sua namorada Renatinha e a mãe dela, Patrícia, que trouxeram casas de Arraial d'Ajuda(BA), Porto Seguro(BA), Maceió(AL), Serra do Cipó(MG) e Campos do Jordão(SP);
  • Maria Auta, lá de Brasília(DF);
  • Ana & Daniel, lá de Rio das Ostras(RJ).
  • Amélia, mesma, adquiriu algumas nas feiras de artesanato daqui de BH, oriundas do Vale do Jequitinhona (MG) e de Curitiba(PR).
Não diria que se trata de uma coleção, mas as pessoas vão vendo e prometem outras casinhas... Quem sabe teremos representações de outros cantos deste país? É muito interessante como cada região se mostra através de artesanato tão simples, porém tão delicado.


A 'montagem' deste presépio tão simples (como convém) mobilizou todos daqui: cada um deu um palpite, uma idéia, uma mexidinha aqui outra acolá: Ana, Ângelo&Renatinha, Leo e Amélia. Quanto a mim, fiz esta 'reportagem'.

08 dezembro, 2006

Natal mineiro

A montagem do presépio é um ritual conservado até hoje pela minha mãe, Aparecida ("eterna namorada" do meu pai, Soié). Ainda não vi o deste ano, suponho que já esteja enfeitando algum canto da sala, lá em Nova Era.

O mais trabalhoso sempre foi preparar as 'grutas': conseguíamos sacos vazios, daqueles de cimento, e separávamos as camadas de papel, maleáveis e resistentes. Depois vinha a etapa de espalhar o 'grude', feito na cozinha mesmo: farinha de trigo ou polvilho com um pouco de água fervente, o bastante para amolecer. Sobre as folhas untadas, joga-se areia 'de minério', bem azul e brilhante (só quem morou em regiões ricas em minério de ferro conhece). Após algum tempo, tudo sequinho, era hora de montar o cenário.

Corríamos ao quintal ou beiradas de barranco para colher 'musgos', verdinhos, umedecidos pelas chuvas de verão, com os quais montávamos as pastagens dos rebanhos de papel maché ou cerâmica. Os caminhos que levam ao estábulo onde nasceria o Menino Jesus eram feitos da mais fina e branca areia - semelhante a açucar refinado! - conseguida não sei como. Vasos de avencas e samambais compunham florestas das quais saíam toda sorte de animais: leões, tigres, elefantes...

Um espelho era colocado na horizontal, margeado por musgos e pequenas pedras: pronto! lá estava o lago povoado de patinhos a nadar.

Tudo minúsculo, uma síntese do universo, bem ali em nossa casa. Supra-sumo de refinamento era uma lâmpada escondida, cuja claridade iluminaria a majedoura, na qual repousaria o Deus Menino a partir da noite de Natal até o dia de Reis (06 de janeiro). Então, era hora de desmontar tudo e guardar as imagenzinhas, cuidadosamente.

São reminiscências renovadas todo ano, em princípios de dezembro, quando se desencadeia o marketing brutal sobre nossas cabeças e mentes, compelindo às compras.

Mas em meu coração de menino nada pode sufocar lembranças tão remotas e significativas.

Aqui, Amélia prepara, igualmente, nosso presépio, minúsculo e delicado: aos poucos, configura-se o arranjo composto de pequenas imagens de José, Maria e Jesus, além do boizinho e do jumento para aquecer o pobre Menino. Não faltarão as figuras do Três Reis Magos, vindos do Oriente para render homenagem ao recém-nascido, como dizem as Escrituras.

Neste ano, uma novidade: casinhas feitas de barro, delicadamente confeccionadas pelas mãos de artesãs do Vale do Jequitinhonha. Amélia vem adquirindo uma a uma, em cada feira de artesanato que visitamos. Há, ainda, aquelas presenteadas pela Ana&Daniel (Rio das Ostras-RJ), pelo Ângelo (Campos do Jordão-SP, Porto Seguro-BA, Maceió-AL e Serra do Cipó-MG). Pequena coleção temperada pelo afeto que nos une.

Assim, atualizamos os momentos mágicos de nossa infância e conseguimos contrapor um pouco de emoção e espiritualidade à orgia consumista em que se transformaram as 'festas natalinas'.

Não nos esquecemos de que 'natal' significa (re)nascimento de esperanças de um mundo melhor...

06 dezembro, 2006

INHOTIM


Amélia e eu sonhávamos em conhecer Inhotim - Centro de Arte Contemporânea, sediado a 60km de Belo Horizonte, entre as montanhas de Brumadinho. Domingo passado fizemos o passeio.

Puro deslumbramento!
Imperdível!
Inhotim é um enorme parque-museu, "onde a arte convive em relação única e íntima com a natureza", explica o folder. Mas é muito mais.

São 35 hectares de jardins - parte projetada por Burle Marx - dentro de uma reserva de 1.200 ha de área (400 ha de mata nativa preservada). Três lagos ornamentais com mais de 30.000 m² de lâmina d'água compõem esse jardim – local de sobrevivência, alimentação e reprodução das mais variadas formas de vida.

O cenário emoldura uma espetacular coleção de arte contemporânea, em galerias espalhadas entre a vegetação, unidas por trilhas bucólicas e exuberantes, nas quais o canto dos pássaros, o farfalhar da folhagem, as sombras salpicadas por réstias de luz, tudo nos faz entrar no clima de reverenciar a natureza e a criatividade dos artistas. Emoção e enlevo.
Impossível descrever o que é Inhotim!

Algumas fotos poderão dar uma pálida idéia:

Veja:
1) meu Álbum Virtual de Inhotim.
2) Reportagem ótima de Casa & Jardim.

27 novembro, 2006

Psiquiatria & Psicanálise com Crianças & Adolescentes

Já faz série a Revista de Psiquiatria & Psicanálise com Crianças & Adolescentes, da qual sou editor. Lançaremos o 12° número amanhã, na Associação Médica de Minas Gerais. É com certo orgulho que convido a todos a comparecerem.
Trata-se de publicação científica, nada de badalação. Certamente não aparecerão por lá os artistas globais, nem a Sabrina Sato, muito menos o Reporter Vesgo. Se bem que a japinha Sato não cancelou a presença, hehehehe
Bom, melhor é ler o que o repórter César Rebelo escreveu, a partir de uma entrevista comigo:


CPP LANÇA REVISTA ESPECIALIZADA EM PSIQUIATRIA E PSICANÁLISE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES


A Revista de Psiquiatria & Psicanálise com Crianças & Adolescentes do Centro Psicopedagógico – CPP, única da especialidade no Brasil, chega à sua 12ª edição. Editada pela Residência em Psiquiatria da Infância e Adolescência da unidade, a iniciativa é patrocinada pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – FHEMIG e conta, ainda, com o apoio de entidades representativas da classe psiquiátrica, como a Associação Mineira de Psiquiatria e Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil. O lançamento será na próxima terça-feira (28.11), às 19h30, na Associação Médica de Minas Gerais, que fica na avenida João Pinheiro, nº 161, Centro.


A edição possui mais de 20 artigos com temas variados referentes à clínica da saúde mental da infância e adolescência. Os casos clínicos publicados buscam reforçar aspectos controversos ou de maior complexidade, mais artigos de revisão bibliográfica, pesquisas, entre outros. Grande parte é de casos clínicos atendidos no Centro Psicopedagógico. A maior parte dos autores é composta de profissionais da equipe multidisciplinar do CPP, tais como psiquiatras, neurologistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e farmacêuticos. “A revista objetiva, também, promover intercâmbio científico e, por isso, recebe contribuições de outros centros de atendimento, instituições psicanalíticas, universidades e tantos outros”, reforça o psiquiatra do CPP e editor da revista, Cláudio Costa. Ele destaca que, durante esses anos de publicação, já foram apresentados artigos de autores estrangeiros – Estados Unidos, França, Argentina – e de outros Estados. Na edição atual, existem contribuições de profissionais de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

Entre os artigos deste número, o psiquiatra salienta alguns textos sobre Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Psicoses e alguns artigos sobre Autismo Infantil. Outros trabalhos que compõem a revista foram apresentados durante a Jornada de Trabalho organizada pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa – NEP/CPP, realizada no primeiro semestre de 2006. A avaliação do que é publicado segue critérios como interesse científico, institucional além da qualidade do texto. O reconhecimento da seriedade e importância da Revista de Psiquiatria & Psicanálise com Crianças & Adolescentes propiciou a indicação de artigos publicados como parte bibliográfica para concursos públicos.

A revista é distribuída gratuitamente no NEP do CPP para qualquer profissional que trabalhe na área da saúde mental com crianças e adolescentes. São 1.500 exemplares, dos quais alguns são enviados para instituições científicas do Brasil e do exterior, como forma de permuta por outras publicações de interesse.

Segundo Cláudio Costa, o esforço despendido para tornar viável a publicação de uma revista desse porte é um dos motores da reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido na Instituição. “Tornar público, através da escrita, aquilo que se faz é um exercício salutar, não apenas no sentido de divulgar os serviços prestados, mas de refinar sua qualidade e contribuir para os saberes acumulados”, destaca.

O CPP, que em agosto completou 60 anos de serviços à saúde mental de crianças e adolescentes, tem uma das mais fecundas trajetórias na área, além de abrigar uma das três Residências de Psiquiatria da Infância e Adolescência existentes no Brasil, com credenciamento pela Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM. Foi a primeira do país a oferecer residência em Psiquiatria da Infância e do Adolescente, há 17 anos.

26 novembro, 2006

AVIAÇÃO - Incríveis pousos, decolagens e arremetidas.

Outro dia coloquei um link que não funcionou. Tá aqui o vídeo. Demora 9,39 minutos! Com calma, dá pra ver. Bon voyage!

Os templos de consumo se preparam


Diamond Mall, originally uploaded by ClaudioCosta.

Feira de Artesanato no Expominas