Amanhã é o referendo acerca da proibição ou não da venda de armas em território nacional. Segundo um jornal de hoje, os eleitores vão escolher o SIM ou o NÃO movidos mais por argumentos emocionais do que racionais. Ou seja:
- o eleitor prefere não pensar sobre o assunto, ou não consegue!
- as propagandas não apresentaram argumentos sólidos!
- os políticos, espertos como sempre, não deram as caras nos programas do TRE!
- não se sabem - ou não se quer saber - ou não se explicitam as verdadeiras consequências do SIM e do NÃO.
Penso que há outros problemas graves a serem discutidos - mas que são escamoteados. O povo, tratado como boi no pasto, não é convidado a opinar.
Um exemplo é a proposta de um plebiscito como no título deste post: Você concorda com a abolição das propagandas de bebidas alcoólicas e de tabaco?
Todos sabemos que o alcoolismo é a maior - digo, maior - constante em casos de acidentes e brigas, acarretando grande número de mortes - inclusive pelo uso das famigeradas armas de fogo - sem falar em facas, facões, canivetes, pedradas, cacetadas, esganadas e quejandos...
Todos sabemos que o alcoolismo é responsável por 25% das internações psiquiátricas, custando "o olho da cara" aos cofres públicos e empresas.
Todos sabemos que o alcoolismo é causa de outras doenças, tipo cirrose hepática, desnutrição, hipertensão, insuficiência renal, etc.
Todos sabemos que o uso do tabaco é a maior - digo, maior - causa de doenças pulmonares (entre outras, o mortífero câncer de pulmão) - 80%!
Todos vemos as fotos nos maços de cigarros e desconhecemos a mensagem: "O Ministério da Saúde adverte: fumar faz mal à saúde".
A Aliança Cidadã pelo Controle do Álcool-ACCA divulga notícias interessantes sobre o tema. Entre outras:
Exemplos de países que limitaram a publicidade de álcool e tabaco e os efeitos desta limitação até 1996:
- Noruega - limitou a publicidade em 01/07/1975 - diminuiu o consumo em 26%
- Finlândia – em 01/03/1978 – diminuiu em 37%
- Nova Zelândia – em 17/12/1990 – diminuiu em 21%
- França – em 01/01/1993 – diminuiu em 14%
- Em países onde se proibiu a publicidade de licores, o consumo se reduziu em 16%;
- A proibição da publicidade de vinho e cerveja, diminuiu o consumo de álcool em 11%;
- A proibição de publicidades de licores reduziu os acidentes em 10%, e a de cerveja e vinho em 23%;
- A proibição da publicidade de bebidas alcoólicas na Suécia nos anos 70 diminuiu o consumo em 20%.
- Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) do ano passado, mostrou que 13,4% dos acidentados que entravam no pronto-socorro do Hospital São Paulo estavam embriagados ou foram vítimas de alguém que tinha bebido demais. A maioria tinha tomado o equivalente a seis latas de cerveja ou 250 ml de destilado nas últimas seis horas.
Você concorda com a abolição das propagandas de bebidas alcoólicas e de tabaco?
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