O edifício, que abriga a Casa de Cultura, fica na esquina da Rua da Bahia com a Avenida Augusto de Lima, bem no centro. Convive com edifícios mais antigos (Ed. Maleta, p.ex.) e outros mais modernos, como o da Previminas, antiga Caixa Econômica Estadual:
Basta pensar em sentir Para sentir em pensar. Meu coração faz sorrir Meu coração a chorar. Depois de parar de andar, Depois de ficar e ir, Hei de ser quem vai chegar Para ser quem quer partir. Viver é não conseguir. Fernando Pessoa, 14-6-1932
28 maio, 2009
Estilo Manuelino em BH
O edifício, que abriga a Casa de Cultura, fica na esquina da Rua da Bahia com a Avenida Augusto de Lima, bem no centro. Convive com edifícios mais antigos (Ed. Maleta, p.ex.) e outros mais modernos, como o da Previminas, antiga Caixa Econômica Estadual:
27 maio, 2009
Vendo LOST (atrasado)
26 maio, 2009
Mais Chapéu Panamá
A notícia tomou a 1a. página do Caderno de Cultura do Estado de Minas. Vários amigos me telefonaram para dizer:- Ô Cláudio, cê viu a reportagem da banda dos meninos no jornal?
- Não, qual jornal?
- No Estado de Minas, sô.
- E fala o que?
- Eles tão falando do show da banda...
- Ah!, então, vou lá ler.
Cliquei no link Este samba é meu e li de fio a pavio.
Afinal, meus "meninos", Ângelo e Leo, embora em outros caminhos agora, foram dos fundadores da e participaram da gravação do CD "Samba na Biblioteca", que está sendo lançado. Acompanhei cada minuto do nascimento e fortalecimento do grupo, frequentei 'milhares' de shows caseiros, festas particulares, barzinhos, etc. Fizeram a primeira grande temporada no Jequitibar, animaram as quintas-feiras durante meses no Reciclo, apresentaram-se no Observatório, no Vinil, foram classificados entre as melhores bandas no Festival de Música da PBH, viajaram para algumas cidades do interior... enfim, aquela trajetória típica dos grupos de garagem até gravar o CD.
Agora é hora de repensar tudo, ensaiar outras músicas, etc. Tempo de colheita e de preparo.
- Para ouvir algumas faixas, clique no MySpace
- Para ver clipes do DVD de gravação do show, clique aqui e aqui.
22 maio, 2009
Por-do-Sol sobre Belo Horizonte-MG
O sol abre uma janela sob negras nuvens e se despede deste Belo Horizonte.
19 maio, 2009
O mundo conforme Casciari (copy & paste)
Confesso que recebi via email, li, ri, gostei, pensei copiei e... postei só um pedacinho.
Não é lá do meu feitio, mas compartilho o começo e, quem quiser, siga este link.
O mundo conforme Casciari
Hernán Casciari
Li uma vez que a Argentina não é nem melhor, nem pior que a Espanha, só que mais jovem. Gostei dessa teoria e aí inventei um truque para descobrir a idade dos países baseando-me no 'sistema cão'.
Desde meninos nos explicam que para saber se um cão é jovem ou velho, deveríamos multiplicar a sua idade biológica por 7. No caso de países temos que dividir a sua idade histórica por 14 para conhecer a sua correspondência humana. Confuso? Neste artigo exponho alguns exemplares reveladores.
Argentina nasceu em 1816, assim sendo, já tem 190 anos. Se dividimos estes anos por 14, a Argentina tem 'humanamente' cerca de 13 anos e meio, ou seja, está na pré-adolescência. É rebelde, se masturba, não tem memória, responde sem pensar e está cheia de acne.
[Continue lendo aqui]
NOTA SOBRE O AUTOR:
Hernán Casciari nasceu em Mercedes (Buenos Aires), a 16 de março de 1971.
Escritor e jornalista argentino. É conhecido por seu trabalho ficcional na Internet, onde tem trabalhado na união entre literatura e blog, destacado na blognovela. Sua obra mais conhecida na rede, 'Weblog de una mujer gorda', foi editada em papel,com o título: 'Más respeto, que soy tu madre'.
16 maio, 2009
Uma noite no circo
Ontem eu e Renatinha fizemos 4 anos e meio de namoro!
O frio aqui tava demais, porém tínhamos que comemorar né? Decidimos ir a ao Circo Pantanal (chegou quinta-feira aqui em Chopinzinho e a estréia foi ontem, às 20,30h).
Colocamos o termômetro na janela enquanto tomávamos banho e trocávamos de roupa, ele foi baixando... baixando... e chegou a 6ºC. Provavelmente o vento lá fora provocaria uma sensação térmica muito mais gelada! Vesti uma meia de lã e, por cima dela, uma calça jeans. Depois, uma blusa de malha, uma blusa de moleton, outra blusa de lã e por cima o jaquetão!
Renatinha também se empacotou toda e saímos! Meu grande erro foi não ter estreado a touquinha e as luvas, (principalmente a touca!), pois o vento estava cortando o rosto, de verdade!
Caminhamos 1km até chegar ao tal Circo Pantanal! Tudo era igual a antigamente meeesmo!!!
Pagamos 12 merréis para entrarmos e, lá dentro, comemos logo um crepe no palito, recheado com uma mísera fatia de apresuntado, preparado por um travecão toda pintada!
Mais tarde descobrimos que todos os vendedores das barraquinhas eram os próprios artistas do circo: palhaços, motoqueiros do globo da morte, etc. Um molequinho vendendo pastel era o trapezista! Muito legal! O travesti mais tarde fez duas apresentações, uma com poodlezinhos pintados fazendo estrepolias e a outra como mágica! hahahahaha
Logo percebemos que a arquibancada era muito precária, uns tablados de madeira empilhados sobre os outros. Já imaginávamos um desastre! Mas quem está na chuva é pra se molhar, né? Escolhemos um lugar mais baixo, pois caso os tablados desabassem o tombo seria menor!
Compramos um algodão doce.
Ao nosso lado, um menininho loirinho uma gracinha! Aí, reparando bem, descobrimos que era o filho da faxineira lá do departamento! Muito legal ela, levou 3 dos seus 5 filhos.
Antes de começar o espetáculo, passou uma senhora tirando fotos com uma máquina digital!. Não entedemos mas fizemos pose. Mais tarde ela voltou e nos vendeu um chaveirinho com nossa foto.
Acabou tudo lá pelas 22,00h e voltamos tremendo de frio sob o vento que nos congelava (apesar de todo o empacotamento)!
Em casa, tomamos um caldo de moranga quentinho, que ninguém é de ferro.
No mais, foi muito boa a comemoração, valeu a pena porque foi divertida e inusitada!
Beijos do filho, Ângelo.
Ângelo e Renatinha: parabéns pelos 54 meses de namoro!!! Bem comemorados e vividos, claro!
Com muito gozo, Ângelo, li seu email, tal qual uma crônica que nomeio: "Uma noite no circo". Adorei.
Lembrei-me de meus tempos de criança, quando os circos viajavam pelo Brasil e a chegada de um deles a Nova Era motivava uma grande passeata: caminhões e carretinhas desfilavam pelas principais ruas, dava pra ver as jaulas dos felinos, elefantes trombeteando, palhaços em pernas-de-pau altíssimas. A meninada (olha eu lá!) correndo atrás, de calças curtas, pés descalços, verdadeira festa!
Aí, a gente ficava de cócoras nos barrancos que cercavam o local em que seria montada a grande tenda. Impressionava-nos a rapidez com que se desdobrava uma lona imensa, cordas para todos os lados e o mastro principal fincado lá no meio. Após um comando, um grito decidido, todos os funcionários, cada qual na ponta de uma corda, começavam a puxar. Aos poucos subia aquela tralha colorida.
Daí pra frente, não havia dúvida: chegou o Circo e amanhã vai ter espetáculo!
Suas fotos ficaram ótimas. Circo é assim mesmo: uma bagunça que dá certo, o inusitado que nos surpreende, a infância que ressurge dentro de nós.
Vou ali chamar sua mãe. Vai ficar doida!!!
Abração para Renatinha. Bjão. Pai.
11 maio, 2009
Amway paranóico
- O homem tem a posse daquilo que pode obter -
O que ele obtém é só dele;
Daí a expressão: Propriedade Privada.
Clique aqui para ler mais!
04 maio, 2009
On the road
21 abril, 2009
Amor e desamor nos tempos atuais
De 30abr a 03mai, estarei em Conservatória-RJ, cidade serrana, voltada para o turismo. Fui convidado para participar do Congresso Nacional do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos [CPPC], no Hotel Fazenda Vilarejo.Quem me fez o convite - apesar de eu não fazer parte do CPPC - foi a amiga Janes Herdy, que já me acolheu por duas vezes em Cuiabá-MT, quando me chamara para ministrar um curso de Psicodrama e outro de Psicodrama e Dinâmica de Grupo na UFMT. A amizade se firmou, embora estarmos tão distantes, primeiro quando ela morava no Mato Grosso e, agora, morando em Niterói-RJ. Mas a Janes é dessas pessoas "de coração imenso", sensível e delicadíssima.
O tema de minha palestra será: Cuidados maternos e negligência: desamor nos tempos atuais, assunto de tristes manchetes nos noticiários: o descuido por parte de quem deveria cuidar da infância.
Claro que não poderemos atribuir somente às 'mães', de forma tão reducionista, toda a responsabilidade pelos descuidos que vitimam crianças e adolescentes. Pretendo partir do senso comum cultural e demonstrar que o tratamento dispensado às crianças e adolescentes, nos tempos atuais, está longe de ser manifestação de carinho e amor, mas de exploração e descaso.
Eis o resumo enviado à organização do evento:
"A Psicologia Evolutiva, em suas origens, se ocupou em desvendar os mecanismos das aquisições das funções psíquicas, em especial as capacidades psicomotoras, intelectuais, cognitivas e afetivas da criança, desde o nascimento.
Aos poucos, as teorias psicanalíticas, que atribuem aos precoces conflitos psíquicos a causalidade dos transtornos mentais, suscitaram minuciosas pesquisas acerca das relações objetais, obviamente colocando em cena a relação entre mãe e filho, estendida à relação pais e filhos.
Diante das demandas emanadas dos controladores sociais, psiquiatras e psicólogos descobriram a importância da educação e dos cuidados familiares na prevenção de condutas antissociais e da marginalização a que se relegavam os pequenos malfeitores, rebeldes e aqueles "de comportamento difícil".
Eis o campo conceitual que sustenta, hoje, o entendimento e as orientações de caráter 'preventivo' - ainda que sem garantias - e as intervenções exigidas pelo assustador número de crianças afetadas emocionalmente, muitas delas com o previsível destino da contravenção, do conflito com a lei e da marginalidade.
Talvez se possam utilizar os conceitos de amor e desamor para fundamentar ações psicossociais abrangentes e intervenções dos agentes de saúde na clínica.
O Autor pretende, com suas reflexões, animar o debate e a troca de experiências entre os participantes."
Aos leitores deste post, solicito sua colaboração: o que pensam a respeito deste tema? Ainda dá tempo de enriquecer minha fala. Aguardo ansiosamente, de verdade.
18 abril, 2009
Acabou-se o pão-de-queijo?
das maiores fábricas de biscoitos do Brasil, da mesma forma que logo acrescentávamos uma informação: ali também se produzia a famosa Cocada Baiana Aymoré, aquela queimadinha acondicionada em lata, sobremesa irresistível. O coco podia ser da Bahia, mas melhor cocada era mineira! (Afinal, somos mesmo bairristas, tal como os gaúchos, os cearenses, os outros todos... ).Hoje, a Aymoré pertence ao Grupo Arcor e Danone, nada tem de mineiro, o tempo levou...
Três Corações é cidade do sul de Minas, terra de Pelé, e nome de uma das dez mais famosas marcas de café de Minas Gerais, o Café Três Corações. Aqui pertinho de BH, em Santa Luzia, há uma enorme fábrica do Café Três Corações que, tal como a Biscoitos Cardoso, exala um aroma delicioso de café torrado e moído na hora. Talvez os moradores de seu entorno nem o sintam mais ou dele estejam enjoados, mas pra quem trafega raramente pelo trecho sabe pelo cheiro que a fábrica se aproxima, está logo ali.
Mais orgulho besta de mineiro: o Três Corações é nosso. Pois não é não: desde dezembro de 2000, a empresa passou a fazer parte do Grupo Strauss-Elite e em dezembro de 2005, a Strauss anunciou uma joint venture através da qual, juntamente com a Santa Clara, segunda maior empresa de café no Brasil, constitui uma nova empresa no Brasil: a Santa Clara Participações , com sede em Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza), no Ceará! A globalização, mais uma vez, se abateu sobre 'coisa nossa'.Ah, mas pão-de-queijo ninguém tasca, é coisa de mineiro sim, uai! Também acreditava nisso, pelo menos até descobrir que a maior parte do queijo utilizado na marca mais famosa dessas plagas vinha da Austrália! Segundo os fabricantes (e isso há alguns anos, eles dizem), o queijo australiano teria mais padrão, mais sabor, menos contaminação, mais padronização e... melhor preço que o queijim mineiro. Mas Forno de Minas é a marca mais famosa do Brasil e é produzida aqui mesmo, em Contagem. Tá bom, não é nossa, é da General Mills, uma das maiores empresas de alimentos do planeta, dona da marca desde 2001:
Em 2001, a General Mills comprou as marcas Forno de Minas e Frescarini por meio da aquisição da Pillsbury Company. No Brasil, possui matriz em São Paulo e seis filiais espalhadas pelo país. As marcas que fazem parte do portfólio são Häagen-Dazs, da divisão de sorvetes super premium, e Nature Valley, divisão de barra de cereais. Mas a receita é nossa, criada pela Dalva Mendonça, responsável pela receita de sucesso do pão de queijo que é fabricado pela Pillsbury, ainda ali em Contagem, com queijo da Austrália.Pois não existe mais! Acabou-se! Leia aí o press release da General Mills, datado de ontem, sexta-feira, a informar o fechamento da Forno de Minas:
"Aproximadamente 500 funcionários serão afetados pela decisão, inclusive os funcionários da unidade de produção localizada em Contagem, Minas Gerais. A companhia está oferecendo amplo pacote de benefícios e outros serviços para todos os funcionários afetados. Isso nos permitirá aumentar os investimentos em nosso principal foco, incluindo a expansão dos nossos negócios voltados para linha de sorvetes premium Häagen-Dazs e para as barras de cereais Nature Valley,” explica Pablo Pla, diretor geral da General Mills Brasil."
Acabou-se o pão-de-queijo?
É claro que não! Onde já se viu viver sem pão-de-queijo? Pode-se acabar a Forno de Minas, pode-se levar o 3Corações embora, compremos Cocada Baiana Aymoré dos grincos mas estas iguarias estão em nossa memória gustativa, olfativa e afetiva.
Aqui em casa, por exemplo, a Amélia é mestra em muitas coisas, até psicóloga ela é! E sabe fazer o melhor pão-de-queijo do mundo:
Pois então, sinta-se convidado: venha degustar do "verdadeiro' pão-de-queijo, elaborado de acordo com a tradição, porém com o upgrade caseiro aqui da Amélia.
17 abril, 2009
13 abril, 2009
Rio from Niterói
Fotografei o Pão de Açucar lá do outro lado da baía da Guanabara, a partir da pequena elevação sobre a praia de Camboinhas, em Niterói. Visitava meu irmão Jaques & família, recém mudado para aquele recanto, entre Piratininga e Itacoatiara, praias oceânicas.
Maldosamente, muitos dizem que 'o melhor de Niterói é a vista do Rio'. Não chego a tanto, mesmo porque conheço pouquíssimo da capital fluminense.
Mas veja se não tenho razão em lembrar-me do Rugendas:
Colheita de café - Rugendas - Biblioteca Municipal de São Paulo
07 abril, 2009
Re: Cláudio & Freud by GUZ
04 abril, 2009
De mãos dadas com Freud
Pois lá estava o Guz, cartunista celebrado pelos desenhos mistos em lápis e guache, cujas caricaturas políticas cumprem a velha máxima 'ridendo castigat mores' [Guz no YouTube].
E não é que o danado do artista quis fazer minha caricatura? Embora o Houaiss diga que seja um desenho de pessoa ou de fato que, pelas deformações obtidas por um traço cheio de exageros, se apresenta como forma de expressão grotesca ou jocosa, senti-me homenageado e recebi este presente do Guz:
03 abril, 2009
01 março, 2009
In principio non erat pecunia
In principio non erat pecunia. No princípio, não havia dinheiro, todo sabemos. Não havia 'ciências econômicas', Ministro da Fazenda muito menos Banco Central. A coisa era tão confusa, que até o prof. Thiago Quintella confundia Fazenda e Tesouraria.
Foi preciso, então, inventar o escambo [s.m. 1 troca de mercadorias ou serviços sem fazer uso de moeda 2 p.ext. qualquer permuta].
Eis que recebo um belíssimo presente, um livro ricamente encadernado, esteticamente impecável, que começo a ler e me fascina. Foi-me dado pelo próprio autor, o Prof. Carlos Perktold, de quem já falei aqui no PrasCabeças. Teve a gentileza de escrever uma dedicatória muito afetuosa, que me encheu de alegria e orgulho.
Carlos é historiador, psicanalista, colecionador de obras de arte, escritor e utilizou-se dos múltiplos saberes para produzir A Cultura da Confiança - do Escambo à Informática - A Hi$tória do Crédito no Bra$il.
Somos atravessados pela 'economia' neste mundo globalizado, no qual o dinheiro troca de mãos com a rapidez da internet, vai e volta, acumula-se e evapora-se e a crise do crédito nos assombra em manchetes apocalípticas. Há uma palavrinha, entretanto, que escapa às definições econômicas: a confiança. É na análise da 'cultura da confiança' que se pode entender melhor os fundamentos do sistema de trocas, compra e venda, acumulação e expropriação de riquezas, exploração da menos valia, os males e os bens da pecúnia.
In fine, pecuniam non habeo.
________________
Visite o site do livro.
24 fevereiro, 2009
Carnaval2009
será todo ano
igual àquele que passou?
será que ninguém aprende
nas escolas de samba
que aquilo que se faz
na marquês de sapucaí
não é samba não?
o show de rock
a festa do axé
a praia entupida
o gole tomado
a ida e a volta
engarrafado na estrada
o que resta de tudo?
amanhã
cinzas
Pra não dizer que não houve festa, alegria espontânea, graça engraçada e boa lembrança, vejam o post do Soié, lá no Ontem&Hoje, meu pai de 85 anos comandando a Banda dos Farrapos:
14 fevereiro, 2009
Mensagem aos arrogantes

Sei que vocês, arrogantes,
violentamente deformados e quebrados
pelos golpes indeléveis da inveja,
ainda exibirão por algum tempo
o último perfil que representam:
olhares indiferentes a um pedido,
pernas firmes que simulam segurança,
músculos tensos em inútil esforço,
fartas cabeleiras que escondem a idade,
olhos abertos que não transmitem paz.
Pois sua ignóbil arrogância,
sua postura calculada,
sua desdenhosa segurança,
tudo isso acabará, um dia!
O tempo é persistente, tenaz.
A terra também espera por vocês:
Ao pó retornarão.
Cairão sob o próprio peso,
haverão de ser cinzas, ruínas, poeira,
quando sua pretensa imunidade nada mais será!
Tornar-se-ão pequenos, já que pequenos nunca deixaram de ser,
pessoas sem vida, puro escombro,
depois de ter vivido por um tempo
ostentando simulacros de vitórias
- glória vã de algo a dissolver-se
em eterno esquecimento!
************)(************
Livre adaptação de um poema de Angel Gonzales
11 fevereiro, 2009
Manchete bizarra
06 fevereiro, 2009
Become the hero
Pois não é que, algumas horas depois, o mineirim Leo Mendonça teve o clic: criou um jogo em que você pode se tornar um herói caso consiga realizar a mesma proeza do Comandante Sullenberger.
E aí, quer tentar?
03 fevereiro, 2009
30 janeiro, 2009
Existe tratamento para os "maus"?
Nível/Critério
01
Mata em defesa própria e não demonstra tendências psicopatas.
02
Amante ciumento, egocêntrico ou imaturo, que não demonstra tendências psicopatas.
03
Tendência à companhia de assassinos: personalidade aberrante -- provavelmente movido pelo impulso, com características anti-sociais.
04
Mata em defesa própria, após ter submetido a vítima a provocações extremas para que o atacasse.
05
Traumatizado, pessoa desesperada que mata parentes e outros (para dar suporte a hábitos vinculados ao uso de drogas) mas carente de traços marcantes. Genuinamente pré-disposto ao remorso.
06
Impetuosidade, assassino impetuoso, porém sem características psicopatas marcantes.
07
Altamente narcisista, não se distingue de uma pessoa psicopata com fundo psicótico que mata outras pessoas ao seu redor (tendo o ciúmes como motivo fundamental).
08
Pessoa não-psicopata com raiva latente e que mata quando tem essa raiva inflamada.
09
Amante ciumento com características psicopatas.
10
Assassino de pessoas que estavam "em seu caminho", ou que matou, por exemplo, testemunhas (egocêntrico, mas não distintamente psicopata).
11
Assassino psicopata de pessoas que estavam "em seu caminho".
12
Psicopata com sede de poder, que mata quando encontra-se encurralado.
13
Assassino com inadequação social, personalidade cheia de fúria que ataca quando se vê pressionada.
14
Impiedoso, rude e auto-centrado, planejador psicopata.
15
Psicopata de sangue-frio, assassino impulsivo ou assassino múltiplo.
16
Psicopata que comete múltiplos atos bárbaros.
17
Assassino em série sexualmente perverso, assassino-torturador (entre os homens, o estupro da vítima é o principal motivo que conduz ao assassinato, com intenção de ocultar as provas. A tortura sistemática não é principal motivação.)
18
Assassino-torturador cujo assassinato é a principal motivação.
19
Psicopata cujas principais motivações são o terrorismo, a subjugação, a intimidação, a violação e o estupro.
20
Assassino-torturador cuja tortura é a principal motivação, mas em personalidades psicóticas.
21
Psicopata preocupado com a tortura ao extremo, mas não conhecido por ter cometido assassinato.
22
Psicopata assassino-torturador, que possui a tortura como motivação principal.
29 janeiro, 2009
O ENTRUDO DAS PALAVRAS
As palavras agarram-se às coisas e ao tempo
Vêm de tão longe carregadas de vida e de sentido
Que só se deixam conhecer por música.
Escrever é pôr uma máscara que as esconde
E as deixa a dormir esperando quem as diga.
Há palavras com as asas do sentido cortadas
E quando as dizemos não somos capazes de voar
Nem nós as entendemos
Porque andamos com elas no bolso
Como cachico de vida que ficou agarrado ao retrato.
As palavras têm bilhete de identidade
E certidão de nascimento
Há que entrar em casa delas uma por uma
Descobrir o que têm dentro
E estendê-las à janela como mantas em manhã de S. João.
(Do livro Cebadeiros, da autoria de Fracisco Niebro.
25 janeiro, 2009
Tiradentes: Mostra de Cinema
Neste 2009, infelizmente, não estamos lá. Mas as lembranças de mergulhos no mundo da tela grande, pré-estreias (será que aprendo a nova ortografia?), artistas e equipe técnica trançando prum lado e pro outro ainda alimentam meu espírito.
Impossível falar de Tiradentes sem recordar o piuíííí do trem:
22 janeiro, 2009
Queijo canastra
05 janeiro, 2009
Três filmes: 2 bons, 1 dispensável
Diretora: Gabriele Muccino
Roteirista(s): Grant Nieporte
Elenco: Will Smith, Rosario Dawson
Direção: Catherine Hardwicke
Roteiro: Melissa Rosenberg
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson


