16 abril, 2004

O poder da TV

Mauro Ventura é jornalista de O Globo (confira logo o seu blog clicando em Dizventura, na coluna de links - vc. vai adorar, garanto!) e resolveu criar um blog para contar os bastidores da notícia e outras reflexões. Pois bem, num recente post ele conta o seguinte caso, que transcrevo (quando tiver meu blog com links diretos, vou apenas indicar o link, tá bom?):

Oráculo
Uma amiga é especialista em TV. Ela fez outro dia um experimento que vale a pena reproduzir aqui. Pegou duas turmas de segunda série da uma escola da Zona Sul do Rio. Crianças de 8 ou 9 anos, bem nascidas e bem criadas. Levou a molecada para a Feira Hippie de Ipanema, na Praça General Osório. Levou junto uma equipe de vídeo e filmou a divertida tarde das crianças na feira. Registrou-as olhando as barraquinhas, conversando com os vendedores, comendo acarajé, batendo perna pela praça. Só que na hora de editar o vídeo com as imagens da criançada ela incluiu quatro cenas falsas. Uma que mostrava pivetes assaltando idosos na Praça da República, em São Paulo. Outra que trazia assaltantes roubando motoristas à noite em frente ao Hospital Miguel Couto. Uma terceira que apresentava policiais perseguindo bandidos num viaduto. E uma quarta que exibia cenas de violência na rua. Depois de pronto o filme, ela reuniu as 48 crianças e falou:
- Vamos ver o vídeo do nosso passeio?
Após as crianças verem o material - que misturava as cenas na feira com as cenas falsas - ela perguntou se elas haviam visto algo de errado no filme. Sabe quantas perceberam o engano?
- Nenhuma criança disse que aquilo era mentira - conta minha amiga.
Uma das crianças chegou a dizer:
- Eu lembro desse pivete, eu vi ele assaltando!
Outras também disseram lembrar das cenas de violência - mesmo as que se passavam em São Paulo ou as que eram noturnas. A triste conclusão dela:
- O que a TV diz que é verdade torna-se mais verdade do que a sua própria percepção da realidade. A TV é um oráculo dentro da sua casa ao qual você tende a atribuir o dom da palavra final.
- MAURO VENTURA.