01 outubro, 2005

CAVE NE VENTUOSITATEM EMITTAS PER ANUM (*)

Os gases emitidos na atmosfera provocam efeito estufa. Daí, a temperatura dos mares aumenta. Então, os furacões e tempestades ficam mais numerosos e destruidores. Katrina e Rita, os últimos furacões que atingiram a costa leste e a Gulf Coast dos EEUU quase destruíram completamente New Orleans e arrasaram com Louisiana, parte do Texas, inúmeras plataformas petrolíferas, etc...

- Quem são os culpados?
- As vacas!
- É verdade?
- Olhaí a nota publicada nos jornais:

O gado francês produz mais do que duas vezes o total de gases emitidos pelas 14 refinarias de petróleo do país, diz um relatório preparado por economistas.
Segundo o estudo, as 20 milhões de vacas e touros, cada um deles com quatro estômagos, respondem pela emissão de 38 milhões de toneladas de gases por ano, em sua maioria metano.
Suas emissões também incluem o óxido nitroso, ou o gás do riso.

A agricultura francesa é a campeã européia de emissões de gases que provocam o efeito estufa. O autor do relatório, Benoit Leguet, pediu aos fazendeiros que adotem uma alimentação mais facilmente digerível para os animais, para diminuir as emissões.

O relatório acrescenta ainda que os consumidores franceses também contribuem para a emissão desses gases, pois consomem mais carne do que o europeu médio.


Ou seja, daqui a pouco teremos de assinar um novo Protocolo de Kioto para combater a emissão de flatos. Se 20 milhões de vacas peidorreiras já dão conta de aumentar o efeito estufa, o que aconteceria se os 3 bilhões de seres humanos resolverem emitir flatos simultâneamente?
_______________________________________________
(*) Inscrição encontrada nas ruínas das Termas de Caracalla, em Roma - complexo balneário construído entre 212-217 DC pelo Imperador Caracalla. Todo cidadão tinha direito a tomar banhos em suas banheiras de mármore, que podiam receber 1.600 banhistas, ao mesmo tempo.
Ah!, a inscrição latina significa : Evite soltar pum! (Si non é vero...)