28 fevereiro, 2005

PAPO DE CINEMA

O post anterior provocou uma série de comentários.
  • O Israel Barros me pergunta: Jura que você gostou do The Vilage e to The sixth sense?
Gostei demais de "O sexto sentido", sim. "A vila" é muito mais fraco, embora trate de um tema de que gosto e do qual me ocupo: as relações intra-grupais, o poder das forças grupais, a questão da alienção... Mas não se compara com "O sexto sentido" - este me toca, igualmente, por apresentar um quadro psicopatológico, um profissional da minha área (psicoterapeuta), relações familiares, etc. O final surpreendente é a chave de ouro do filme. O diretor Shylaman, a meu ver, parece ser um aprendiz do Alfred Hitchcock. Até aparecer nos próprios filmes o rapaz tá fazendo igual ao Mestre.
  • A Luma e o Edgar comentaram sobre a escolha de Antônio Banderas para interpretar Al otro lado del río, que acabou ganhando o Oscar de melhor música de filme estrangeiro.
Já estava torcendo prá isso: Gostei de "Diários da Motocicleta", que assisti com meu filho Leo; gostei da música e da letra - aqui -; o compositor Jorge Drexler é latino-americano e médico (duas razões para minha escolha bairrista e auto referente!) Acho que foi uma "claudicada" terem escolhido o Banderas prá cantar...
  • O Bia cobrou: e a nicole tá ótima, vai dizer?
Realmente, a Nicole Kidman, além de lindíssima, faz uma interpretação ótima: contida, expressiva, não explorou sua beleza. Dogville é um filmaço! Tocou-me pela estética e dramaturgia (afinal, eu trabalho com Psicodrama, sem usar cenário, só o imaginário). O argumento tem alguma semelhança com The Village: alienação, manipulação das massas, paranóia... como os conflitos emocionais das pessoas interferem a ponto de torná-las cegas.
  • A Lara pergunta: Scarlett Johanson é a moça de "Encontros e Desencontros"?
Lara, Scarlett Johanson foi, sim, a "Charlotte" no filme "Encontros e Desencontros". A mulher é fera, basta ver sua filmografia em: Scarlett.
  • O Allan, da Itália, disse que não se empolga com a festa do Oscar e acrescenta: Fico mais emocionado quando vejo, por exemplo, o blog Ontem e Hoje indicado como um dos blogs da semana no Inagaki.
Aí, eu é que fico emocionado. Falou no Soié, inda mais dando a notícia da indicação do Inagaki, mexeu comigo. Afinal, não é prá menos. Papo de cinema é bom mesmo!