22 outubro, 2005

Plebiscito: Você concorda com a abolição das propagandas de bebidas alcoólicas e de tabaco? Hein? Heim?


Amanhã é o referendo acerca da proibição ou não da venda de armas em território nacional. Segundo um jornal de hoje, os eleitores vão escolher o SIM ou o NÃO movidos mais por argumentos emocionais do que racionais. Ou seja:
  • o eleitor prefere não pensar sobre o assunto, ou não consegue!
  • as propagandas não apresentaram argumentos sólidos!
  • os políticos, espertos como sempre, não deram as caras nos programas do TRE!
  • não se sabem - ou não se quer saber - ou não se explicitam as verdadeiras consequências do SIM e do NÃO.

Penso que há outros problemas graves a serem discutidos - mas que são escamoteados. O povo, tratado como boi no pasto, não é convidado a opinar.

Um exemplo é a proposta de um plebiscito como no título deste post: Você concorda com a abolição das propagandas de bebidas alcoólicas e de tabaco?

Todos sabemos que o alcoolismo é a maior - digo, maior - constante em casos de acidentes e brigas, acarretando grande número de mortes - inclusive pelo uso das famigeradas armas de fogo - sem falar em facas, facões, canivetes, pedradas, cacetadas, esganadas e quejandos...

Todos sabemos que o alcoolismo é responsável por 25% das internações psiquiátricas, custando "o olho da cara" aos cofres públicos e empresas.

Todos sabemos que o alcoolismo é causa de outras doenças, tipo cirrose hepática, desnutrição, hipertensão, insuficiência renal, etc.

Todos sabemos que o uso do tabaco é a maior - digo, maior - causa de doenças pulmonares (entre outras, o mortífero câncer de pulmão) - 80%!

Todos vemos as fotos nos maços de cigarros e desconhecemos a mensagem: "O Ministério da Saúde adverte: fumar faz mal à saúde".

A Aliança Cidadã pelo Controle do Álcool-ACCA divulga notícias interessantes sobre o tema. Entre outras:


Exemplos de países que limitaram a publicidade de álcool e tabaco e os efeitos desta limitação até 1996:
  • Noruega - limitou a publicidade em 01/07/1975 - diminuiu o consumo em 26%
  • Finlândia – em 01/03/1978 – diminuiu em 37%
  • Nova Zelândia – em 17/12/1990 – diminuiu em 21%
  • França – em 01/01/1993 – diminuiu em 14%
  • Em países onde se proibiu a publicidade de licores, o consumo se reduziu em 16%;
  • A proibição da publicidade de vinho e cerveja, diminuiu o consumo de álcool em 11%;
  • A proibição de publicidades de licores reduziu os acidentes em 10%, e a de cerveja e vinho em 23%;
  • A proibição da publicidade de bebidas alcoólicas na Suécia nos anos 70 diminuiu o consumo em 20%.

  • Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) do ano passado, mostrou que 13,4% dos acidentados que entravam no pronto-socorro do Hospital São Paulo estavam embriagados ou foram vítimas de alguém que tinha bebido demais. A maioria tinha tomado o equivalente a seis latas de cerveja ou 250 ml de destilado nas últimas seis horas.

Você concorda com a abolição das propagandas de bebidas alcoólicas e de tabaco?