13 maio, 2004

O "caldo" entornou!

Primeiro um jornalista do New York Times, um dos mais importantes jornais do mundo, faz a reportagem acerca da "preocupação nacional"(?) com um suposto abuso de álcool do presidente Lula". Depois, há uma reação extremamente histérica e, por isso mesmo, inadequada: confundiram péssimo jornalismo com ataque à honra pátria. Agora,o caldo entornou de vez, com a cassação do visto do malfadado jornalista. Criou-se uma pendenga muito maior do que o episódio mereceria! Além de criar espaço para discussão a respeito de liberdade de imprensa, etc. etc. O STJ concedeu a liminar dando direito a Larry Rohter de permanecer no país... E agora, José?
Aproveite esse imbroglio para treinar seu inglês, lendo o artigo original.

Chega de rego! (?)

Notícia veiculada na Agência Estado: Um deputado quer tornar ilegal vestir calças de cintura baixa no Estado americano da Louisiana. O projeto de lei, do deputado Derrick Shepherd, transforma em crime o ato de usar roupas em público que “exibam intencionalmente as roupas de baixo ou exponham intencionalmente qualquer porção dos pêlos pubianos, do sulco das nádegas ou dos genitais”. “Chega um momento, em toda sociedade, quando é preciso traçar uma linha pela decência”, disse ele em seu discurso pela medida, que foi saudado com vaias e pelo menos um grito jocoso: "Chega de rego!"
Eu, heim?

O pior da TV

A programação televisiva sempre foi alvo de muitas críticas e poucas recomendações. Por ser um poderoso meio de comunicação, sobre o qual todos, literalmente, lançam os olhos, a TV provoca avaliações de toda ordem, críticas e tentativas de controle. A Câmara Federal, através da campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania", que recebe e cataloga as denúncias e reclamações da população, divulgou a lista dos dez piores programas de TV, O período de 13 de janeiro a 7 de maio de 2004:
1º - "Celebridade" - 107 votos
2º - "Kubanacan" - 64 votos
3º - "Ratinho" - 28 votos
4º - "Pânico na TV" - 20 votos
5º - "Big Brother Brasil" - 18 votos
6º - "Eu Vi na TV" - 17 votos
7º - "Superpop" - 15 votos
8º - "Malhação" - 11 votos
9º - "Gilberto Barros" - 10 votos
10º - "Cidade Alerta" - 8 votos
Os critérios de inclusão foram as críticas aos programas de televisão que desrespeitam os direitos dos cidadãos. Segundo os telespectadores, as principais queixas contra as novelas foram: horário impróprio de exibição, apelo sexual e incitação à violência.
Na minha modesta opinião, não podemos ler estes dados sem levar em conta o índice de audiência. Se muito mais pessoas assistem determinado programa, é provável que surjam mas telespectadores dispostos a criticar. Será? Há péssimos programas em alguns canais, que quase ninguém vê... portanto ninguém reclama.
Num próximo post, vou comentar sobre algumas pesquisas acerca do poder ou não da TV influenciar crianças, etc.

Conhecimento é Poder

Sheila Maria envia-me uma historinha dessas que transitam pela internet. Essas anedotas sempre retornam, modificadas ou não, reenviadas por quem tem o seu e-mail. Transcrevo a historinha de hoje, pois pretendo desenvolver um pouco mais este tema.
Valorize a sua especialidade
Um especialista foi chamado para solucionar um problema com computador de grande porte e altamente complexo... um computador que vale milhões de dólares. Sentado em frente ao monitor, pressionou algumas teclas, balançou a cabeça, murmurou algo para si mesmo e desligou o computador.
Tirou uma chave de fenda de seu bolso e deu volta e meia em um minúsculo parafuso, ligou o computador e verificou que tudo estava funcionando perfeitamente.
O presidente da empresa se mostrou surpreendido e ofereceu pagar a conta no mesmo instante.
-Quanto lhe devo? -perguntou.
-São mil dólares, por favor.
-Mil dólares? Mil dólares por alguns minutos de trabalho? Mil dólares por apertar um parafuso? Eu sei que meu computador vale milhões de dólares, mas mil dólares é um valor absurdo! Pagarei somente se você me apresentar uma nota fiscal com todos os detalhes que justifique tal valor.
O especialista balançou a cabeça e saiu.
Na manhã seguinte, o presidente recebeu a nota fiscal:
Serviços prestados:
Apertar um parafuso..................$ 1 dólar
Saber qual parafuso apertar........$ 999 dólares