28 outubro, 2005

Dupla festa

O 28 de outubro, é dedicado pelos católicos a São Judas Tadeu. Na verdade, são dois os santos do dia: Simão e Judas Tadeu - este ficou com a fama, aquele ninguém conhece. Outro Judas famoso, o Iscariótes, vendeu-se por 30 dinheiros e entregou Cristo aos soldados romanos. Enforcou-se numa figueira e sua alma deve estar penando por aí...

Aqui em Belo Horizonte, no bairro Nova Floresta, existe um enorme santuário em homenagem ao "santo das causas impossíveis", Judas Tadeu:
As ruas do entorno ficam abarrotadas, durante todo o dia. As missas se sucedem de hora em hora, assistidas por milhares de fiéis, alguns vestidos com túnicas, tal qual os santos.
O comércio ambulante se aproveita: barraquinhas de pipoca, algodão doce, maçã do amor, sanduíches (cachorro quente com milho verde, maionese, folha de alface, catchup e mostarda!). Refrigerantes, sucos, cerveja. Miniaturas de imagens, terços, medalhas, escapulários e santinhos, além de folhetos com orações, tudo é oferecido ao "peregrino". Vem gente de toda parte, daqui mesmo, da região metropolitana e até de municípios mais distantes.
É uma "festa do interior" em plena metrópole.
Nos outros meses, em menor escala, o dia 28 provoca grande afluxo de pessoas, a ponto de ser necessário fechar ao trânsito as ruas estreitas do Nova Floresta.

Quando o Aeroporto da Pampulha ainda era o mais utilizado - agora os vôos foram transferidos para o distante Tancredo Neves - Confins - eu o utilizava muito. Durante 10 anos, frequentei a ponte aérea BH-Brasília, pois ministrava cursos na capital federal. Tão logo o avião decolava e se inclinava para a direita, de sua janela eu vislumbrava a enorme cúpula da Igreja de São Judas. Tinha certeza, então, de que estava voando!

Hoje é, também, o dia do Funcionário Público.
Ao voltar para casa, ontem, deparei-me com um outdoor alusivo à data nas imediações da Assembléia Legislativa. Tão descuidadamente foi feito que lá está escrito: funcionários púbicos! Já não pagam bem e ainda lhes comem uma letra. Ou foi proposital? Na verdade, muitos consideram os funcionários do governo como parasitas, dos quais um dos mais mal-afamados é o Poediculus Pubis, também conhecido como "chato", habitante dos pêlos pubianos... primo pobre dos piolhos (Poediculus Capitis), que se enroscam nas cabeleiras descuidadas. Freud explica?

O título deste post, entretanto, se refere a outras duas comemorações, para mim muito mais importantes:
1- hoje é meu aniversário de casamento! Se casar é uma loteria, então ganhei na loto, digo sempre. Minha companheira é a Amélia, que me trata a "pão-de-ló e chantilly", no sentido literal e nos outros sentidos todos. Não é a Amélia do Mário Lago, a tal "mulher de verdade que passava fome ao meu lado", muito antes pelo contrário: passamos é muito bem! Agora, "mulher de verdade", lá isso é!

2. hoje é, ainda, o aniversário de meu pai, Soié. Para quem o conhece, nem é preciso falar de sua alegria de viver junto à eterna namorada Aparecida - minha mãe!-. Nem de sua dedicação à família, suas piadas, pegadinhas e brincadeiras. Uma vez o chamei de Soié, o Espirituoso!. Sabe contar casos como ninguém: confiram no Ontem e Hoje, o Blog do Soié!

Este fim-de-semana será dedicado aos dois - Soié e Aparecida: estaremos em Nova Era-MG, onde as saudades serão abrandadas com muito papo, risos, encontro dos irmãos, sobrinhos e netos. O almoço de domingo promete! Estão convidados...