04 setembro, 2004

De que serve a bondade?

"Ao menos trezentas e vinte e duas pessoas, entre elas 155 crianças, morreram no desfecho da invasão de uma escola por terroristas em Beslan, na Ossétia do Norte, sudoeste da Rússia."

1 - A notícia, assim, curta e seca, não tem a força das imagens vistas sem parar nas telas da tv: horror, horror, horror... Mais uma vez, a pergunta: são humanos os que praticam tais barbáries? Sim, são humanos! Cabe-nos, mais uma vez, refletir sobre a "nossa" natureza e suas marcas na história da humanidade, um rosário infindável de violência, dominação, sangue derramado, etc. Nessas horas, lembro-me de um poema, que compartilho com vocês:
De Que Serve A Bondade?

De que serve a bondade
Se os bons são imediatamente liquidados,ou são liquidados
Aqueles para os quais eles são bons?

De que serve a liberdade
Se os livres têm que viver entre os não-livres?

De que serve a razão
Se somente a desrazão consegue o alimento de que todos necessitam?

Em vez de serem apenas bons,esforcem-se
Para criar um estado de coisas que torne possível a bondade
Ou melhor:que a torne supérflua!

Em vez de serem apenas livres,esforcem-se
Para criar um estado de coisas que liberte a todos
E também o amor à liberdade
Torne supérfluo!

Em vez de serem apenas razoáveis,esforcem-se
Para criar um estado de coisas que torne a desrazão de um indivíduo
Um mau negócio.
[Bertold Brecht(1898-1956)]

2- Agora, só prá lembrar: em 20 de novembro de 1959, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração dos Direitos da Criança, ratificada pelo Brasil:
  • Toda criança será beneficiada por esses direitos, sem nenhuma discriminação por raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou riqueza. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!
  • Toda criança tem direito a proteção especial, e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade.
  • Desde o dia em que nasce, toda criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.
  • As crianças têm direito a crescer com saúde. Para isso, as futuras mamães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis.
  • Toda criança também tem direito à alimentação, habitação, recreação e assistência médica! (Isto é um resumo, são 10 princípios, que você poderá conferir aqui.)

3- Voce sabe quantas crianças brasileiras morrem antes dos 5 anos de idade, por falta de condições sanitárias, água encanada, alimentação adequada, exclusão social? Veja aqui e não se espante ao descobrir que a barbárie ocorre tembém entre nós. Tristes trópícos...