31 agosto, 2005

Circuito cultural: Jazz & companhia

De alguns anos para cá, Belo Horizonte tem sido incluída no roteiro de shows internacionais. Não os maga-eventos (Pink Floyd, por exemplo) mas os mais intimistas, como de música de câmera e jazz.

Os eventos mais nobres são realizados no Palácio das Artes, que fica no "Central Park" de BH, o famoso Parque Municipal, palco de uma das aventuras mais hilariantes do Sr. Soié - leia!

Lembro-me de meu primeiro show de jazz no Palácio das Artes: há mais de 20 anos, fomos eu e Amélia, ainda noivos, assistir uma histórica apresentação do Dave Brubeck Quartet. Já vimos, também, o Jean Luc Ponty, para falar dos "dinossauros".

Hoje, mais um evento imperdível: o Festival "Jazz Gerais 2005", de hoje até sexta-feira.

A abertura será feita por uma banda de BH, formada em Belo Horizonte por experientes músicos da cidade e da Europa prestigia em seu repertório o jazz tradicional da década de 20 e o swing da década de 30, dosando durante a execução das músicas a marca própria do grupo com os arranjos originais. (
site do festival).
A seguir:
Judy Carmichael, pianista da Califórnia, que é uma das maiores representantes do swing da atualidade. Seus estudos musicais são tão profundos que Judy já foi requisitada para viajar por todo os EUA ensinando estudantes de música sobre a história e a evolução do jazz. Desde que se mudou para Nova York no início dos anos 80, Judy Carmichael tem sua agenda repleta de apresentações, já tendo se apresentado em países como Índia, Brasil, Singapura e China.

Vou ver se ainda consigo ingresso...