05 julho, 2004

Festa do Vicente

Hoje é aniversário do cunhado Vicente Camilo. Cunhado é isso: começamos a namorar as irmãs Rosa e Amélia quase na mesma época. Vicente, estudante de Engenharia. Eu, na Medicina. Passeios juntos não faltaram. O grande e emocionante passeio, quase fugido, foi à praia, Guarapari-ES, distante 500km de Belorizonte! Um fuscão verde, varando as estradas, serpenteou pela encaracolada BR-262, subiu a Serra dos Aimorés (onde fica o Pico da Bandeira) e desceu ao litoral. Após aquela distância toda, eis três mineirinhos (eu, Amélia e Rosa) desfilando nossa branquice, enquanto o Vicente, moreno alto, bonito e sensual, chegara já "no ponto".
Alugamos um apartamento num famoso edifício com "varandas de fora-a-fora". Desempacotamos roupa de cama e corremos para fazer o supermercado: cerveja, refri, presunto, queijo e pão. Pronto! Com a despensa bem fornida, era hora de correr prás areias monazíticas (seja lá o que for isso). Bem, Amélia e Rosa foram pegar uma cor enquanto os barbados no barzinho, à sombra, enxugávamos garrafas. Nem precisa dizer que, à tardinha, eram camarões tostados, sem poder encostar... inda bem que passou logo e ainda restavam uns dias...
Hoje, séculos depois, estamos aqui saboreando pão-de-queijo recheado com pernil assado, vinho, cerveja, lembranças e muito riso. A torta recheada de creme de coco, branquinha como neve, dormita sobre a mesa, à espera do ataque. O tempo passa, mas recordar é viver!