05 maio, 2004

Proibido para maiores

O Minas Tenis Clube (MTC) é um dos mais tradicionais clubes de lazer de Belo Horizonte-MG. Sua história remonta à bucólica "capital das Alterosas", cantada em prosa e verso pelo clima ameno das montanhas e por suas retilíneas alamedas arborizadas. As árvores, florescentes por quase o ano todo, exalavam perfumes inesquecíveis aos visitantes, principalmente aqueles que praticavam o footing noturno, seja na Praça da Liberdade, seja na Avenida Afonso Pena, onde flertavam as provincianas, porem charmosas, donzelas mineiras: os guapos rapazes, de paletó, gravata e chapeu, estacionados nas calçadas a admirar as moçoilas a desfilar, num vai-e-vem alvoroçado, despertando suspiros e inspirando poemas apressados.
O romancista e cronista Roberto Drummond (Hilda Furacão, Sangue de CocaCola, etc.) foi buscar sua mais famosa personagem, Hilda Furacão, entre as moçoilas do MTC... Pois foi este mesmo Clube, agorinha no mês de abril de 2004, que PROIBIU a venda de ingressos para o show da banda Dib Six a maiores de 59 (cinquenta e nove) anos! Alguns jornais publicaram a notícia que alvoroçou meio mundo, principalmente o das jovens senhoras com mais, muito mais, de 60 anos. Não que estivessem muito a fim de assistir a bandinha. Mas, e se quisessem? Não! Isso não! Estavam pro-i-bi-das! Nem mesmo acompanhadas dos respectivos maridos ou dos filhos menores de idade, nem que estes se responsabilizassem por elas! "Proibido vender ingressos a maiores de 59 anos" era o aviso aplicado na bilheteria.
Que mundo é este? "Que país é este?" diria o piauiense Francelino Pereira, ex-governador de MG, deputado pela ARENA, partido que apoiava a ditadura pós-64.
A discriminação e a segregação causaram constrangimento e revolta. O que significa isso? Você concorda com esta medida do MTC? Assim como proibiram pessoas acima de 59 anos, poderiam ter proibido pessoas de cabelos negros, ou louras, ou cidadãos de unha encravada... Quem tem este poder? Afinal, as pessoas podem ser descartadas? Hein? Hein? Dê sua opinião.