03 novembro, 2006

Delicadeza: Bom pras cabeças

João Paulo Cunha escreveu, hoje, no caderno Pensar do EM:

A vontade de poder é uma atitude que já foi apontada como regressiva e autoritária. É exatamente o contrário. Nietzsche acreditava tanto na capacidade de realização do indivíduo que não podia aceitar que a vida fosse gasta no exercício inútil de seguir ordens emasculantes. Para o homem que filosofou com o martelo, o que vale é a vida. A tradução do propósito do pensador pode ser tentada nos momentos aparentemente mais simples da existência: o gosto em se dedicar à verdadeira arte; o prazer em conviver independentemente de amarras sociais; a ânsia em aprimorar o mundo pela educação.

Se o pólo da assertividade é fundamental, a dimensão da suavidade pode ser o outro ingrediente da mezinha que vai nos redimir dos achaques decorrentes da perda do tempo e do espaço. O homem perdeu, juntamente com o sentido da história e da familiaridade (outras formas de se definir tempo e espaço), o prazer em ser bom.
A delicadeza, que sempre expressou a civilidade, se tornou defeito no momento em que a competição a todo custo domina a área. Encontrar com pessoas polidas pode ser uma forma de iluminação.




O VIDA EM CENA: GRUPO DE TEATRO ESPONTÂNEO foi criado em março de 1999 com o objetivo de pesquisar,... praticar, ensinar e divulgar o Teatro Espontâneo-TE, em suas diversas modalidades. Apresenta espetáculos desde setembro de 1999, para colégios, faculdades, empresas, grupos comunitários e instituições. Tem promovido cursos e oficinas de TE para jovens, educadores, profissionais de RH, lideres comunitários, pessoas de terceira idade, coordenadores de grupo e outros profissionais. Nos espetáculos atuam de quatro a seis atores, um ou dois músicos e um (a) diretor (a).

TEATRO ESPONTÂNEO:
É uma forma de teatro que se fundamenta na experiência de co-criação entre atores e platéia, aliando improvisação e interatividade. Sua origem remonta ao "Teatro da Espontaneidade", criado por Jacob Levi Moreno, 1921, em Viena, Áustria.

O Vida em Cena pesquisa e aplica as seguintes modalidades de Teatro Espontâneo: Playback Theatre, teatro fórum, teatro debate, sociodrama, jogos teatrais, jogos dramáticos e teatro relâmpago ("esquetes" de teatro interativo).
Estas modalidades podem, também, ser integradas a programas de desenvolvimento, seminários e palestras.

PLAYBACK THEATRE (PB):
É a modalidade de TE mais utilizada pelo Vida em Cena: pessoas do público contam histórias ou momentos de sua vida que são imediatamente encenados pela trupe.
Há uma valorização dos pequenos fatos do dia a dia, da importância de se contar / ouvir / compartilhar as histórias pessoais. Ao verem suas histórias recriadas esteticamente no palco, as pessoas podem perceber novos aspectos e ampliar sua consciência. (Leia mais aqui)

Programa para 2a. feira, dia 6.nov:


ESPETÁCULO DE TEATRO ESPONTÂNEO - “GESTOS DE DELICADEZA...”

Dia 06 de Novembro - Segunda-feira - Início às 19:45h.
VIDA EM CENA: GRUPO DE TEATRO ESPONTÂNEO - O TEATRO DO INESPERADO!
APRESENTA:

"GESTOS DE DELICADEZA..."

Direção: SHEILA COSTA - Voz e Sonoplastia: MARLI ALVES

Atores: CLÓVIS COSTA, CONSOLAÇÃO, CRISTIANE LEITE, JOSÉ CARLOS RODRIGUES, NÉLIA CYPRIANO e ZOÉ VALE.

Dia 06 de Novembro - Segunda-feira - 19:45 h

Local do evento:

CASA: Centro de Atenção à Saúde do Adolescente - FULIBAN.
Rua Tomé de Souza, 67 - 4º andar - Cruzeiro - BHte.

ENTRADA: R$5,00 (cinco reais) + a doação de 1 litro de leite desnatado, ou 1 pacote de 250g de café em pó, ou 1 kg de açúcar cristal.
(Obs: Os alimentos são para atendimento aos adolescentes carentes assistidos pelo "CASA" - FULIBAN).