31 março, 2005

Ha! ha! ha! ha! ha!

Um criminoso, levado à forca numa segunda-feira, comentou:

- ‘Bem, a semana está começando otimamente’.

Esta anedota é contada por Freud, em 1927, num delicioso artigo intitulado: O Humor.

Para ele, o humor tem algo de liberador e de grandeza: Essa grandeza reside claramente no triunfo do narcisismo, na afirmação vitoriosa da invulnerabilidade do Eu. Ou seja: fazendo pilhéria quando se depara com um motivo para sofrer, o humorista em causa própria alivia a tensão e o sofrimento, rebelando-se contra a dura realidade. Freud afirma: “O humor é rebelde”. Rebelde contra quê? Contra a própria fraqueza, contra a infelicidade que advém da própria experiência de estar no mundo, derivado de três fontes (segundo Freud):

a) de nosso próprio corpo, condenado à decadência e à dissolução, e que nem mesmo pode dispensar o sofrimento e a ansiedade como sinais de advertência, na forma de sintomas físicos ou psicológicos;

b) do mundo externo, que pode voltar-se contra nós com forças de destruição esmagadoras e impiedosas, tais como os terremotos, as enchentes, os incêndios, os tsunami, etc;

c) finalmente, de nossos relacionamentos com as outras pessoas: O sofrimento que provém dos desencontros afetivos, amorosos, rejeições, abandonos, dúvidas acerca do reconhecimento e do amor do outro; tudo isso talvez nos seja mais penoso do que qualquer outro.

Falando assim, parece que a vida é só desgraça. Não, não é mesmo. Ousaria dizer: “A felicidade até existe”.

Não dá pra ficar filosofando sobre o que é a felicidade, mas só experimentamos este sentimento quando somos arrebatados por vivências de alívio de grandes tensões: um desejo que demora a se realizar, a saúde que retorna após uma doença, uma conquista arduamente conquistada, um relacionamento afetivo concretizado após incertezas e tentativas...

Por outro lado, o prazer corriqueiro, cotidiano, duradouro e garantido, este nos causa apenas contentamento e bem-estar e só se transforma em felicidade quando, após perdê-lo, o reconquistamos. Aí, dizemos:
- Era feliz e não sabia!

Pois bem, diante de uma situação que nos leva ao sofrimento, ao mau humor, à queixa, ao horror e, até mesmo, ao desespero, não deixa de ser uma grande economia de energia, para nós mesmos e para quem convive conosco a utilização da piada, do chiste, da brincadeira, do bom humor.

Voltemos, com Freud, ao exemplo do condenado à forca: Suponhamos que o criminoso levado para execução na segunda-feira dissesse:
- ‘Isso não me preocupa. Que importância tem, afinal de contas, que um sujeito como eu seja enforcado? O mundo não vai acabar por causa disso’.

Teríamos de admitir que um discurso desse tipo apresenta de fato a mesma magnífica superioridade sobre a situação real. É sábio e verdadeiro, mas não revela traço de humor. Na verdade, baseia-se numa avaliação da realidade que vai diretamente contra a avaliação feita pelo humor.
O humor não é resignado, mas rebelde. Significa não apenas o triunfo do Eu, mas também o do princípio do prazer, que pode aqui afirmar-se contra a crueldade das circunstâncias reais.

Tais reflexões me ocorreram ao ler este artigo da Revista Encontro do mês de março, cujo título já é uma piada: HÁ, HÁ, HÁ, HÁ, HÁ.
...Para continuar do clima do bom humor, não deixe de ler o post de hoje do Soié:
  • Pega o ladrão
  • Fantástico mundo de imagens

    Uma dica prá quem gosta de imagens: a Biblioteca Pública de Nova York (NYPL) acaba de disponibilizar, gratuitamente, o acesso a mais de 275.000 imagens, via internet:
    NYPL Digital Gallery provides access to over 275,000 images digitized from primary sources and printed rarities in the collections of The New York Public Library, including illuminated manuscripts, historical maps, vintage posters, rare prints and photographs, illustrated books, printed ephemera, and more.
    Trata-se de um acervo interessantíssimo, histórico, de pinturas, capas de discos e livros, fotos de ciência e tecnologia, de arquitetura e mapas, etc.
    Já visitei o site e me deliciei com tantas imagens raras, curiosas, belas, inspiradoras. O visitante pode selecionar a área de seu interesse e navegar pela iconografia exuberante. Bom proveito.