09 agosto, 2005

(Quase) tudo sobre artes

Em Rio das Ostras-RJ, Amélia e eu conhecemos Maria da Penha Araújo: [Pesquisadora e Web-Writer; Formada em Relações Públicas, Membro da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), da Radio Netherland (Holanda) - Programas culturais e da The Developing Countries Farm Radio Network (Canadá) - Programas culturais]

Penha e sua irmã Lourdes são proprietárias do Hotel Atlântico, na Costa Azul de Rio das Ostras. O Atlântico é coisa fina: tem piscina, jardins, um restaurante com pratos deliciosos (principalmente massas), fica na praia mesmo, onde sopra constantemente a brisa e o marulhar das ondas embala conversas prá lá de culturais: pois as irmãs viajaram meio mundo e têm, nas paredes, quadros de artistas, pôsteres de espetáculos da Brodway e off-Brodway, ingressos de teatros e shows, autógrafos de artistas, etc. Há, ainda, uma sala de leitura, biblioteca de literatura e arte, com uma varandinha anexa e o infinito oceano à sua frente...
Pois a Maria da Penha mantém um site, AllAboutArts, que é um arraso!
"Tudo sobre artes" = artigos, ótimos textos, fotos, recomendações, fonte de pesquisa, etc.
Há referências sobre mais de 600 artistas de todo o mundo, com perfil biográfico, principais trabalhos, etc. Apesar do nome em inglês, o site é brasileiríssimo e já está sendo "adotado" em faculdades, escolas, cursos livres, etc. Também divulga eventos artísticos e você pode enviar folders e comunicar seu trabalho: basta acessar a página.

(Amélia e eu não nos hospedamos no Hotel Atlântico, mas o visitamos três vezes e lá jantamos, servidos elegantemente pela proprietária Lourdes. Sugeriu-nos um Tagliatelli com ervas e Filé de frango grelhado. Acompanhamos com o Merlot bem encorpado, Reserva Especial. Ah... nem te conto.)
Na apresentação AllAboutArts, Maria da Penha Araújo escreveu:
Uma obra de arte é como o amor: desde o início da sua criação, ainda em semente, até a sua concretização final, ela deve ser tratada com paixão e carinho, para que possa alcançar a plenitude. Somente o amor e a arte são capazes de trazer sensações especiais: alegrias supremas, tristezas profundas ou desejos indescritíveis.
No momento em que o homem cria a arte ele passa a dominar a matéria.


É isso: All about arts... tudo (ou quase tudo) sobre artes. Para quem sabe ou quer saber.