11 outubro, 2006

A Dália Negra de Brian DePalma

Algo inusitado é 'achar tempo' para ir ao cinema durante a semana. Ontem, porém, mais uma vez os deuses conspiraram a meu favor: ganhei convites para o filme "A Dália Negra", dirigido por Brian DePalma. O filme estreou em setembro deste ano nos EUA e já está passando aqui em BH.
Trata-se de uma produção primorosa, desde a escolha do elenco, o figurino, a trilha sonora, a ambientação na LosAngeles da década de 40.
É o que se pode chamar de um autêntico
film noir: enredo intrincado, personagens ambíguos, sombras, traição, prostitutas, traficantes, policiais corruptos, fumaça de cigarros...
O roteiro se baseou em fatos reais, em torno da investigação do assassinato de Elizabeth Short, uma aspirante a atriz, cujos cabelos negros lhe emolduravam um rosto bonito, sorridente e sedutor.

» Direção: Brian De Palma
» Origem: Alemanha/Estados Unidos
» Gênero: Drama/Musical/Suspense
» Duração: 120 minutos
» Trailer: Clique aqui
» Site Oficial: Clique aqui

Sinopse: 'Dália Negra' é uma história de obsessão, amor, corrupção, cobiça e devassidão, baseada na história real de um violento crime que chocou e fascinou os Estados Unidos em 1947.caso que permanece até hoje sem solução. Os detetives e ex-boxeadores Lee Blanchard e Bucky Bleichert são encarregados da investigação do brutal assassinato da aspirante a estrela Elizabeth Short, conhecida como a 'Dália Negra'. A obsessão que os dois desenvolvem por ela acaba por arruinar suas vidas. Baseado no best-seller homônimo de James Ellroy, o filme foi exibido em competição no Festival de Veneza de 2006. (informações tiradas daqui)

» Elenco Principal: Aaron Eckhart, Fiona Shaw, Gregg Henry, Hilary Swank, Josh Hartnett, Mia Kirshner, Mike Starr, Rachel Miner, Rose McGowan, Scarlett Johansson, Troy Evans

Gostei muito, recomendo. Talvez um pouco longo, mas não cansa. A trilha sonora é espetacular, com clássicos da década de 40 em orquestrações pertinentes, criando o clima noir do filme.

Ah! Scarlett Johansson, a atriz de Moça com Brinco de Pérola e de Match Point está sensacional.