12 janeiro, 2007

Assutador!

Pedro Dória publicou e repasso, com o espírito de promover o bem público, a saúde de todos e a felicidade geral da nação! O artigo original se intitula What Happens To Your Body If You Drink A Coke Right Now?.
Mesmo que não seja tudo verdade científica, dá pra assustar:


" Vejam o que acontece em seu organismo se você beber uma latinha de coca-cola agora (vale para outros refrigerantes não-diet, acho eu):

  • Nos primeiros 10 minutos: 10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo porque o ácido fosfórico corta o gosto.

  • 20 minutos: O nível de açúcar em seu sangue estoura forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura. (É muito neste momento particular.)

  • 40 minutos: Absorção da cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sangüínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

  • 45 minutos: O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona igualzinho com heroína.)

  • > 60 minutos: O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.

  • > 60 minutos: As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. (Você urina.) Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, dos quais seus ossos precisariam.

  • > 60 minutos: Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora tudo o que estava na Coca, mas não sem antes ter posto para fora junto coisas das quais seu organismo precisaria. "
No mesmo site (em inglês) você pode aprender o que acontece com seu corpo se você parar de fumar agora...