21 junho, 2004

Dormir faz bem!

Com o título: Sono melhora o insight, o último número do jornal de informes científicos da Libbs, NeuroPsicoNews, traz a seguinte nota:
"Em estudos prévios, investigadores demonstraram que uma boa noite de sono consolida memórias recentes, até mesmo a aquisição de habilidades mediante a prática. Num novo estudo da Alemanha, investigadores sugerem que o sono também aumenta o insight e o pensamento criativo.
Ensinou-se aos participantes como transformar séries de dígitos em novas séries, seguindo duas regras explícitas. À medida que repetiam essa tarefa, realizavam-na mais rapidamente. Realizar repetidamente a tarefa, expôs cada participante a uma regra oculta ou implícita que, se reconhecida, subitamente os fez transformar as séries de maneira muito mais simplesmente.
Por oito horas depois de suas sessões de treinamento, os participantes dormiram normalmente ou foram mantidos acordados (durante o dia ou à noite). Depois, todos os participantes novamente realizaram a tarefa repetidamente. Com a retomada da tarefa, 60% dos participantes que tinham dormido, mas somente 22% dos participantes que tinham sido mantidos acordados (ou seja, durante o dia ou a noite), reconheceram a regra implícita e melhoraram acentuadamente seu desempenho.
Esses resultados podem indicar que o sono estimula um processo cognitivo que leva ao insight súbito. Este fenômeno poderia explicar o porquê cientistas ou artistas subitamente têm tiveram idéias inspiradas ao acordarem. Em qualquer evento, os resultados reforçam as crescentes evidências de que realmente nos beneficiamos de uma boa noite de sono"
.
E nós, os blogueiros, que às vezes só temos as noites e madrugadas para publicar? Numa pesquisa (completamente aleatória) em inúmeros blogs, constatei que a hora de postagem mais freqüente está entre 00:00h e 02:00h am. Para quem trabalha ou estuda durante o dia, o tempo surrupiado ao descanso poderia afetar a criatividade, o desempenho, etc... Será isso mesmo? Alguém tem essa experiência?