26 maio, 2004

Realinhamento Sexual

Saiu na Folha de S. Paulo, em 23.maio.04 uma notícia instigante a respeito de um canadense, chamado David Reimer, nascido menino. Entretanto, foi transformado em menina aos dois anos, após seu pênis ter sido destruído em uma circuncisão feita por uma pessoa inexperiente usando um cauterizador.

"Num primeiro momento, a vida de Reimer foi descrita como história bem-sucedida, sendo objeto do primeiro estudo documentado de realinhamento sexual de uma criança cujos sexo, hormônios e cromossomos eram todos masculinos. Durante mais de duas décadas ele foi descrito em textos médicos como prova viva de que o gênero pode ser determinado pela maneira como uma criança é criada --ou seja, a vitória da criação sobre a natureza.

Mas Reimer chocou o mundo em 1997, ao levar a público sua jornada dolorosa para transformar-se novamente no homem que sempre sentira que devia ser."


A discussão a respeito de como uma pessoa "se torna" homem ou mulher é tema recorrente nos campos da Biologia, da Psicologia, da Psicanálise, do Direito e outros. É possível transformar um menino em menina, criando-o "como menina'? Ou o contrário? A "escolha sexual" depende do ambiente ou é determinada pelo gen? A aplicação de hormônios sexuais (estrógenos ou andrógenos) pode alterar a mente de uma pessoa, fazendo-a sentir e pensar como mulher ou como homem?
O caso de David Reimer serviu de paradigma médico e psicológico, até que ele mesmo desmentiu as observações que apontavam para o "sucesso" da decisão tomada por seus cuidadores, aos 2 anos de idade.
Sua história trágica tem sido contada pela imprensa leiga e médica, como em aqui(em inglês), onde se podem ver algumas fotos do David ainda quando criança, no colo da mãe (ele e o irmão gêmeo); ou mais tarde, já como rapazinho.
Reimer deu uma histórica entrevista a John Colapinto, que resultou num livro dramático intitulado "As Nature Made Him
The Boy Who Was Raised as a Girl" ou Como a natureza o fez. O rapaz que foi criado como uma moça, cuja capa aparece aqui.
A notícia da Folha, registrada no início deste post, informa que David Reimer acaba cometer suicídio.