14 abril, 2005

BRICOLAGEM

1- Em janeiro deste ano escrevi um post sobre o shopping popular de Belo Horizonte, o famoso Shopping Oi. Falava das incríveis ofertas de produtos de todos os tipos, desde câmeras digitais a guarda-chuvas, bonés, adesivos e mil quinquilharias.

Pois, hoje, comunico às interessadas: o maior best-seller daquele ponto de venda é o soutien de silicone! Vendem-se às mancheias, como dizia Machado de Assis. Os preços variam de 40 a 100 reais (uma pechincha, se comparado às custosas cirurgias plásticas). A freguesia é composta de mulheres de todas as classes sociais, que sonham com os seios fartos e empinados (ou serão os homens, a sonhar?). Uma compradora diz: "É ótimo, pode aumentar ou diminuir os seios, só tenho medo de que descole e caia." Referia-se ao soutien e seu líquido de aderência. Ah, bom!

2-
Convidado por Lula às exéquias de João Paulo II, José Sarney, em artigo publicado nos jornais dos Diários Associados, fala de sua decepção com o aerolula:

Quando entrei no avião, com a imaginação do PSDB na cabeça, sobre os luxos do avião, sofri uma imensa decepção. Foi tão grande que me perturbou a viagem. O tal avião nababesco era igual ao Airbus 319 da TAM, em que sempre viajamos para São Luís. Apertado, de uma configuração franciscana, e o quarto do presidente mais acanhado do que o de cozinha de quitinete. Dão saudades os espaços largos do Sucatão.

Para quem pertence à Academia Brasileira de Letras, é muito "ão" para um parágrafo só!

3- Se o aerolula não é lá essas coisas (em termos de luxo), que dirá o belorizontino ao retornar aos tempos de antanho? Olhaí a "novidade":

Os bondes serão vistos, de novo, nas ruas de Belo Horizonte, após quase meio século afastados da paisagem urbana. O prefeito Fernando Pimentel (PT) anunciou, ontem, que o transporte entrará em circulação dentro de um ano para operar, de início, no circuito turístico formado pelo Museu Histórico Abílio Barreto, na avenida Prudente de Morais, Praça da Liberdade, Mercado Central e Parque Municipal, no Centro.

4- Está excelente o post de hoje do Idelber, acerca da prisão do jogador argentino Desábato, por racismo. Corra e leia.

5- Outro post a ser lido é o de Lúcia Malla, uma brasileira que viaja pelo mundo, atualmente na Coréia do Sul. Os fatos que ela descreve sobre o esgotamento dos recursos naturais na ilha de Nauru são um alerta para todos nós.

6- Mais uma dica? Você já conhece o Ontem e Hoje, blog do meu pai Ismael Cirilo, o Soié? Divirta-se com o seu mais recente "causo": Romaria.

7-
Crianças “analógicas” não sabem buscar com instrumentos eletrônicos; crianças “digitais” precisam aprender a navegar uma enciclopédia, um sumário de revista e as páginas de um livro. Uns não sabem o que é verbete e nem que a lombada é tão importante em alguns tipos de livro de consulta; outros não sabem o que é um link e como funciona um sistema de busca digital. De qualquer forma, importante é não separar as mídias como se fossem estanques e levar todos a navegar por todo tipo de suporte, todo gênero de texto. Cada indivíduo deve alcançar o letramento, seja ele no papel ou no monitor. (Ana Elisa Ribeiro, doutoranda em lingüística pela UFMG)