14 maio, 2005

PORQUE HOJE É SÁBADO

1. E a tal cartilha do "politicamente correto"? O assunto já amornou, mas ainda provoca bons comentários. Por exemplo: a Luci, do 100querer. Pois eu espicho o assunto:
Esta cartilha é pra gente rir ou chorar? Tentar domar a criatividade da língua viva é querer contar as estrelas do céu. Não restam dúvidas de que a linguagem se forma no caldeirão das crenças e, em seguida, a própria linguagem determina crenças e idéias. Somos seres-da-linguagem, gerados e atravessados pela palavra - o que significa que até nossos pensamentos derivam da linguagem. Parece estranho: pensamos porque falamos, não o contrário. Por isso não é surpresa que nos descobrimos "discriminadores", "preconceituosos" ou "politicamente incorretos" quando utilizamos - sem pensar - uma determinada palavra. Isso, porém, não justifica uma cartilha. Talvez o processo educativo e de conscientização consiga oferecer um esclarecimento dos conteúdos pejorativos e aí, sim, cada qual que se responsabilize pelo que diz. Afinal, o homem morre pela boca: pelo que entra e pelo que sai...

2. Pois o Soié, do Ontem e Hoje, esteve sob a mira de um revólver. Pior: confundiram-no com um rato!

3. No final deste mês, o Idelber tá chegando a Belo Horizonte. A cidade vai ficar mais culta e interessante.

4. Amélia e eu estamos indo, hoje, para a Festa do Vinho, em Catas Altas-MG. Como plantadores de uvas, viticultores e quase produtores de vinhos, com certeza não endossamos a aplicação da palavra "vinho" para o produto resultante da fermentação das jaboticabas, aquelas frutinhas pretas, saborosas e típicas de Minas Gerais. Mas... trata-se de um esforço da comunidade de Catas Altas, marcando lugar no Circuito do Ouro, trecho importantíssimo da Estrada Real, o maior projeto turístico em implantação no país. Vale a pena experimentar! Hoje à noite, haverá um show do Marcus Viana e sua Transfônika Orquestra.

5. Começou quinta e termina amanhã o Festival Boa Mesa de Belo Horizonte. Estaremos lá, no encerramento.

6. Ah! o almoço! Delícias na Villa Chiari, cuja arquitetura é tão boa quanto o cardápio. Não dá nem prá falar, de tão bom, este almoço de sábado!

7. E quem não se emociona com o poema de Vinícius de Moraes: Porque hoje é sábado ?