25 maio, 2005

Dos Confins ao Guaíra

Pela manhã, o tempo estava ótimo em Belo Horizonte, apenas um anúncio de friagem chegando. As montanhas da Serra do Curral abrigavam alguns flocos de neblina, comuns nesta época do ano.

Pela primeira vez, após a mudança dos vôos do Aeroporto da Pampulha (7km do centro) para o elefante branco chamado Aeroporto Tancredo Neves, que fica a 40km, no município de Confins (aqui, o que é longe está "nos confins do Judas"), tomo o ônibus no terminal do Centro. R$ 12,00 é o preço da passagem - De táxi, mais de 60! -. São 50 minutos pela Avenida Cristiano Machado, alcançada após um labirinto de ruas no centro de Belo Horizonte.
O vôo é previsto para 11,45h. Como teria de chegar com uma hora de antecedência, saí de casa às 9,30h. O dia parece que vai ser longo, até chegar a Curitiba, via São Paulo.

Todos comentam a distância de Confins, dificultada pelo trânsito sempre pesado.
Entretanto, os jornais de hoje apresentam farto noticiário, com fotos de maquetes e tudo, a respeito do plano dos governos estadual e municipal de construção de uma via expressa. Ontem, segundo li, o governador Aécio deu mais um "show", apresentando o plano de obras orçado em torno de 200 milhões de reais: serão mais de 20 viadutos e trincheiras, duplicação de vias e o recapeamento de 1.400 m do Ribeirão Arrudas. Promessa: tudo fica pronto em meados de 2006.

Parece que o neto de Tacredo está "pavimentando" - literalmente - sua candidatura à reeleição ou - presunção maior: à presidência. Outro dia já estiveram em B.H. os generais do PSDB, incluindo o FHC. "Coisa de gente grande", comentara-se.
Política e obras: de um lado a gente fica pensando: "que bom, agora posso ir para o aeroporto em 35 minutos, ao invés dos atuais 50!"

No mesmo jornal, menciona-se um estudo da UFMG que classifica a mega-obra como desperdício, frente às urgências de que padece a capital dos mineiros: saneamento básico, conclusão do metrô (em construção há 26 anos!!! - o metrô mais caro do mundo, segundo os dados). "As prioridades deveriam ser outras", diz o estudo.
Mas, como dizia Joãozinho Trinta: "o povo gosta de luxo". todo mundo babando com as grandes obras que desafogarão o trânsito de quem pode viajar de avião.
O atual ocupante do Palácio da Liberdade - aspirando vôos muito mais altos - justifica, alegando que "os trabalhadores da região norte economizarão 20 minutos no trajeto casa-trabalho-casa".

Após um péssimo serviço de bordo - dois mirrados sanduíches de queijo com presunto desde Belo Horizonte - o A320 da TAM aterrisa às 16h em Curitiba, ou melhor, em São José dos Pinhais. Deparo-me com um trânsito a fluir por larga avenida que me leva ao centro. R$ 6,00 é o preço da passagem do ônibus executivo - de táxi seriam 40! Desço a uma quadra do hotel, ao lado do Teatro Guaíra.

Amanhã, conhecerei melhor aquela que é considerada a capital de melhor nível de vida no Brasil. Será?
----------------
Além de telefonar para Amélia - saudades, saudades... - já li o novo post do meu pai, Soié, no seu Ontem e Hoje. Coisa mais emocionante!