26 setembro, 2006

A Nova Guarda do Samba

TerSamba no Reciclo Asmare de BH


Toda terça-feira é dia de TerSamba no Reciclo Asmare Cultural, em Belo Horizonte.
E hoje, 26/09, é dia de Chapéu Panamá.(link do blog)


Estaremos lá, a partir das 20:30h, para curtir uma roda de samba com nossos dois filhotes, o Ângelo e Leo, integrantes da banda. Afinal, a família que samba unida jamais será vencida!

O Reciclo Asmare é um centro de ajuda a catadores de papel, que recicla todo o material coletado nas ruas. A decoração do bar, que fica na Av. Contorno, 10564, é toda feita de produtos da própria Asmare.

Release:
O Samba, mais do que nunca, mora em Belo Horizonte. Formado por universitários amantes da música brasileira, o grupo Chapéu Panamá trabalha atualmente no projeto "O Samba mora aqui", que intitula uma das mais conhecidas músicas do grupo. Em suas apresentações o Chapéu Panamá oferece à capital mineira a oportunidade de relembrar e reverenciar grandes clássicos do Samba.

O grupo nasceu no início de 2005 em encontros na casa de Matheus Brant. "A idéia surgiu quando amigos se encontravam para tocar e conversar sobre música, partilhar canções e descobrir o que é realmente o Samba", conta o percussionista Dudu. Mas o talento do grupo não poderia ficar restrito aos integrantes, amigos e familiares...

Usando o característico chapéu que virou marca dos mestres imortais do estilo, Matheus Brant, Renato Rosa, Thiago Prata, Dudu Faleiro, Bruno Sant`Anna, Gelo Procópio, Cacá, Léo Procópio e Entusiasta, passaram a se apresentar em diversos eventos do meio universitário e casas de Samba em BH.

O repertório da banda é variado, indo de Jorge Ben Jor à Adoniran Barbosa. "Procuramos tocar músicas menos conhecidas de sambistas famosos e composições próprias" , explica o vocalista Renato Rosa. Agradando, ao mesmo tempo, àqueles que gostam do tradicional samba de raiz e aos que esperam pela renovação do estilo, os jovens integrantes do Chapéu Panamá vêm conquistando, dia a dia, seu espaço no tradicional cenário do Samba.

O papai e a mamãe aqui vestem a camisa da banda!
Foto durante o Festival de Música de Belo Horizonte, na Praça Duque de Caxias, no Bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte.