13 julho, 2004

Pão, o vilão

Segundo a Revista Americana de Nutrição Clínica, American Journal of Clinical Nutrition, o pão-de-forma branco é um dos fatores principais para o aumento da barriga daqueles que o consomem. A notícia publicada pela BBC informa que "os pesquisadores avaliaram cinco diferentes estilos de dieta, cada uma delas tendo um tipo de comida como principal alimento. Participaram do teste 459 homens e mulheres em bom estado de saúde.
De todos eles, aqueles que tiveram a dieta à base de pão de forma branco foram os que ganharam mais circunferência na linha da cintura.
Em um ano, tiveram um aumento médio de um centímetro na medida da cintura, três vezes mais do que o registrado pelos que tiveram uma dieta mais saudável à base de comidas integrais e pão preto."

É lógico que "não só de pão vive o homem", mas todos sabemos que comer alimentos ricos em carbo-hidratos (massas, doces, pães, bebidas alcoólicas) e gorduras (queijo gordo, carnes gordas, etc) é o caminho mais curto entre uma cintura fina e uma pança rotunda.
O pior é o trabalho que dá "perder" barriga! Além da reeducação alimentar, haja caminhadas, corridas, musculação, abdominais, plásticas e um milagrezinho do santo padroeiro.