06 junho, 2007

De poetas, congresso e gentileza

Muita gente pensa que as ciências ditas "psi" - Psicologia, Psicanálise, Psiquiatria, Psicopatologia - desvendam todos os mistérios, profundos mistérios, de nossa alma. Um dos maiores enganos do leigo e, principalmente, do profissional psi é acreditar nisso, apesar de reconhecermos que o radical grego 'psiché' possa ser traduzido como 'alma' - não no sentido teológico, claro.

Na verdade, quem mais sabe - muitas vezes sem o saber - do que nos vai no fundo da alma são os poetas e os escritores. Não qualquer poeta. Não qualquer escritor.


Querem um exemplo?




Poesia e prosa, arte pura, psicologia sem psicologismo, psicanálise sem psicanalice. Este aí sabe desvendar mistérios e narrar o inenarrável.

Ah! o Fabrício tem um blog. Imperdível!
_______________________

Aterriso em Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira, dia 7. Participarei do Congresso da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infanti e Profissões Afins (ABENEPI).
Serei recepcionado, no aeroporto, pelo blogueiro D. Afonso Chato que não tem nada de chato, pelo contrário, disponibilizou-se com a maior presteza e demonstrou que as trocas virtuais de comentários e idéias podem gerar amizades reais.
Vou conhecê-lo ao vivo e a cores. Espero, ainda, ter o privilégio de trocar figurinhas com o Milton Ribeiro e a blogoseira toda. Depois eu conto.