13 maio, 2004

O pior da TV

A programação televisiva sempre foi alvo de muitas críticas e poucas recomendações. Por ser um poderoso meio de comunicação, sobre o qual todos, literalmente, lançam os olhos, a TV provoca avaliações de toda ordem, críticas e tentativas de controle. A Câmara Federal, através da campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania", que recebe e cataloga as denúncias e reclamações da população, divulgou a lista dos dez piores programas de TV, O período de 13 de janeiro a 7 de maio de 2004:
1º - "Celebridade" - 107 votos
2º - "Kubanacan" - 64 votos
3º - "Ratinho" - 28 votos
4º - "Pânico na TV" - 20 votos
5º - "Big Brother Brasil" - 18 votos
6º - "Eu Vi na TV" - 17 votos
7º - "Superpop" - 15 votos
8º - "Malhação" - 11 votos
9º - "Gilberto Barros" - 10 votos
10º - "Cidade Alerta" - 8 votos
Os critérios de inclusão foram as críticas aos programas de televisão que desrespeitam os direitos dos cidadãos. Segundo os telespectadores, as principais queixas contra as novelas foram: horário impróprio de exibição, apelo sexual e incitação à violência.
Na minha modesta opinião, não podemos ler estes dados sem levar em conta o índice de audiência. Se muito mais pessoas assistem determinado programa, é provável que surjam mas telespectadores dispostos a criticar. Será? Há péssimos programas em alguns canais, que quase ninguém vê... portanto ninguém reclama.
Num próximo post, vou comentar sobre algumas pesquisas acerca do poder ou não da TV influenciar crianças, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.