30 maio, 2004

Soié, o espirituoso

Quem é Soié?
Soié é o apelido de meu pai, Ismael. Se fosse fazer-lhe um rapidíssimo perfil, começaria assim:
Meu pai "é um sujeito espirituoso"....
a palavra "espírito" vem do latim (spiritus) que, por sua vez, vem do grego "Pneuma". Tanto "spíritus" quanto "pneuma" significam "sopro". Por isso, a gente chama aquela borracha cheia de ar de PNEU, abreviatura de "pneumático". O médico que cuida de pulmão é o pneumologista, para diagnosticar as pneumonias... Daí, a gente lê na Bíblia que, após moldar no barro o corpo de Adão, Deus "assoprou e infundiu-lhe o espírito", ou seja, encheu-o de ar... que traduzimos por "alma"="espírito".... No Novo Testamento, em Pentecostes, o "Espírito Santo" (o sopro divino) desce sobre os apóstolos.
Ora, do barro inerte a um ser vivo, só mesmo cheio de "ar", "de espírito", de "alma".
Quando alguém está angustiado (angústia = aperto no peito) é porque sua respiração está insuficiente, consequência da ansiedade, do medo, da depressão... A voz (produto do ar que sai dos pulmões e vibra nas cordas vocais) fica mais fraca... às vezes, até dizem: -"parece que tem um bolo aqui na minha garganta"... quando queremos chorar, ficamos com um nó na garganta e quando gargalhamos, rimos até "até faltar ar"... ou seja, para podermos rir bastante, é preciso estarmos cheios de ar, ou seja: sermos ESPIRITUOSOS.
Quando paramos de respirar, o "espírito" se vai, é o fim.
Por tudo isso, meu jovem pai de 80 anos é um senhor muito vivo, pois é super-espirituoso, conta piadas e brinca com todos: é a VIDA em pessoa!
Para quem não conhece: meus Pais!  Posted by Hello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.