25 janeiro, 2008

Visitar Tiradentes-MG, nas férias de janeiro, virou um hábito.
No final deste mês acontece a 11a. Mostra de Cinema, durante a qual são exibidos mais de 120 filmes, entre longas e curtas, além de vídeos e oficinas de arte.
A cidade barroca se torna destino de centenas ou milhares de pessoas, que acorrem do Brasil inteiro. Não chega a ser uma invasão de bárbaros (esta acontece no Carnaval e na Semana Santa), o que torna a estadia uma oportunidade de viver cultura, enquanto nossos olhos passeiam pelos telhados e paisagens coloniais, palmilhamos vielas tortuosas, num ambiente que nos transporta ao século XVIII.

É impossível deixar de imaginar os habitantes daquela época, senhores e escravos, senhoras e senhorinhas, garimpeiros, tropeiros, religiosos, beatas, fiscais da Coroa Portuguesa, conspiradores. Cada rua, agora iluminada pela energia elétrica, outrora escondia desvãos obscuros, becos surpreendentes, janelas indiscretas e dissimuladas pelas cortinas e venezianas.Telhados coloniais e a Serra de São José, vistos da varanda de nosso apartamento.
Foto by Cláudio Costa

Amélia e eu já estamos aqui desde quarta-feira, impregnados de história, assistindo a tudo quanto é filme (a programação é totalmente gratuita).

Os filmes são exibidos na Tenda, um imenso auditório de lona, com ar condicionado, 700 lugares assentados, tela e som de primeiríssima qualidade ou na Praça (Largo das Forras), também com cadeiras confortáveis e todo aparato tecnológico. A iluminação do entorno é desligada e ao povo da cidade se juntam os turistas e os participantes da mostra (diretores, técnicos, atores, estudantes de cinema e cinéfilos em geral). O local se torna um verdadeiro cinema à la belle étoile, como dizem os franceses. O silêncio durante as exibições é sagrado. Ao final, cada um vota de acordo com o próprio gosto. Os votos serão computados para a premiação na Final da Mostra, que será amanhã, às 22h. Ou seja, o juri é totalmente popular.
Rua Direita, famosa pela vida noturna, restaurantes sofisticados e bem decorados.
Foto by Cláudio Costa.

Daqui a pouco, nossa filhota Ana Letícia vai chegar. Teremos sua companhia para curtir os últimos momentos de mais um passeio pelas Minas Gerais.
Se a alguns pode parecer puro bairrismo, saibam todos que as belezas e encantos da cidade conquistam a todos. É impressionante a quantidade de paulistas, cariocas, gente do nordeste e do sul, sem falar nos gringos, que se admiram a preservação histórica e o riquíssimo artesanato local.


Ano que vem nos encontraremos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.