13 abril, 2004

O Brasil foi pro brejo em 2003?
Amigos,
esse negócio de política é muitíssimo complexo... mas, como no futebol onde todo brasileiro é um "técnico" a dar palpites, na política somos também "mestres" e sabemos tudo melhor do que todos....
Antes de mais nada, é a maior ingenuidade do mundo a gente acreditar que UMA pessoa pode mudar um país. Mais ingenuidade é acreditar que qualquer GOVERNO possa atender TOTALMENTE as infinitas demandas de TODOS os cidadãos, ao mesmo tempo, AGORA!!!

Desde os tempos coloniais, fomos bombardeados pela idéia de que problemas são para serem resolvidos pelo governante. É a idéia do Pai-de-Todos, ou de Mãe-de-todos.... Não!!! Nem aqui nem na China, nem hoje nem nunca!

Então, o sujeito (que somos eu e você) delega a responsabilidade para o Governo. Tudo que dá certo, "fui eu que fiz", tudo que dá errado 'foi o outro que fez'... A imprensa sabe disso, os políticos, PRINCIPALMENTE OS POLÍTICOS, sabem disso e manipulam essa nossa crença mágica num governo poderoso, onipotente, benevolente, igualitário, resolvedor de tudo.... e, pior, que SÓ NÃO RESOLVE PORQUE NÃO QUER! Hahahahahaha, essa é a maior piada, para não dizer tragédia: acreditar que o Governo não faz porque não tem vontade política, ou porque não quer !!!

Imagine que algum político resolvesse o problema da saúde, no Brasil ou na China ou em Nova York: antes, tudo uma merda... com fulano tudo ficou maravilhoso! Esse fulano poderia ser o Governo pro resto da vida, o povo imploraria pra ele ficar, não teria necessidade nem de campanha, porque o simples fato de resolver um problema crucial para todos seria seu cacife imbatível para ganhar qualquer eleição.... assim por diante.

Imagine o Governo resolver o problema do dinheiro: todos tendo o salário que quisessem, comprassem tudo que desejassem, viajassem prá onde imaginassem, comessem do bom e do melhor, sem problema nenhum!!! Ah! meu Deus do céu, que maravilha. O governante que fizesse essa mágica estaria no paraíso celeste.... Nem Jesus Cristo - que mandaram crucificar - conseguiu isso! Já o fulano-de-tal (Lula, Bush, Hitler, JK, Getúlio, Mahatma Gandhi, Maomé, Bin Laden ou seja lá quem for) conseguiu!!!!!
Aprendemos a jogar a culpa nos outros desde a infância: A professora chama atenção do aluno: - Fulano, pare de conversar! O fulano, com a cara mais limpa: - Não sou eu não, fessora, fui o Pedrinho que me pediu a borracha emprestada!
É sempre assim, desculpas para tudo: O ônibus atrasou, o relógio parou, a faxineira não veio, o professor não ensinou direito, ninguém me avisou, eu não sabia.... Ah, essa é a maior desculpa, a mais usada, a mais cínica: "EU NÃO SABIA!'

Será que o eleitor votou no Lula pensou ASSIM?: "agora eu deito aqui, tomo minha cervejinha, deixo o capim crescer, mijo fora do penico, encho o pulmão de nicotina, encharco meu fígado de álcool, voto no meu amigo-que-depois-me-ajudará-com-um-favorzinho, etc... e o LULA VAI RESOLVER TUDO"!

Que negócio é esse de chamar de volta os políticos "experientes?" Então tá: TUDO, antes, era maravilhoso: os juros eram baixos, o risco-Brasil era zero, o salário mínimo era suficiente, a gasolina era gratuita, você ganhava dez mil por mês, não havia fila em postos de saúde, não havia seca, não havia corrupção.... o Brasil foi pro brejo há apenas 01 ano e 03 meses! Antes, era apenas "um gigante pela própria natureza, adormecido, deitado eternamente em berço esplêndido, à beira do abismo" ! hehehehehe e você acredita nisso?

O que todos esquecemos é: todo problema começa em nós mesmos, dentro de cada um de nós. (não significa que os governo - sempre eleitos pelo povo- não tenham problema, corrupção e tal, não!). Mas cada um de nós não dá conta nem de limpar nossa cozinha, nossa calçada, nosso banheiro. Não damos conta nem de evitar a fumaça dos cigarros que inalamos quer sejamos fumantes ou não... Muitos nem escovam os próprios dentes! Nós mesmos complicamos nossa vida ao invejarmos o outro, ao brigar pelo território, ao querer mandar no outro, ao matar aulas, ao estudar só prá passar de ano, ao não respeitar o outro, ao surrupiar o que é alheio, ao humilhar o semelhante, ao não estender a mão e nos solidarizarmos.... depois reclamamos do governo!!!
O governo não é o Lula, assim como o Estado não era o Luis XV, apesar de ele ter dito: L´état c´est Moi", o Estado sou Eu!!! Foi parar na guilhotina, o coitado... aliás, quem o guilhotinou também morreu guilhotinado (ih ih ih ih)...

É assim a vida: feito bobos, acreditamos: já que nossa mãe e nosso pai nos alimentaram durante os primeiros anos de vida (caso contrário, estaríamos mortos) o Governo será como nosso pai e nossa mãe e nos sustentará..... hahahahaha, que cada um se cuide, e cuide do que está a seu alcance... por isso, já falei até pro Bonifácio, a solução é a EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA, onde aprenderemos a ter noção de nossas responsabilidades, a cobrar do governo o POSSÌVEL e não o impossível...

Andem pela periferia de qualquer cidade: capim pelas calçadas, mato no terreiro, barro na porta dos botecos (nem jogar um entulho eles jogam). Vá atrás de um carrão com ar condicionado e observe: de repente, uma mãozinha branca de madame ou doutor joga fora um papel pela janela, uma lata vazia de refri ou cerveja... Depois dizem: essa prefeitura nem recolhe o lixo!!! Entrem num banheiro de Shopping: lá está a lata de recolher as toalhas de papel "cheia de papel em volta" hahahahaha Nem é preciso falar de banheiro de parada-de-ônibus, onde o "perfume" até inibe o funcionamento de nossos esfíncteres.
Aí, comentam: pqp, o cara que limpa essa joça é preguiçoso.... e quem joga do lado de fora, o que é? E quem desenha ou rabisca obscenidades nas portas das privadas, o que é?
Os senadores que reclamam do Lula são excelentes pessoas: não fraudaram eleições, não se enriqueceram ilicitamente, não são banqueiros nem empresários, não ajudaram e mantiveram a ditadura, tudo gente boa...
Você é ótimo, o Brasil era ótimo, o Lula estragou...
Então Tá! Chega!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.