02 junho, 2005

A vida é a arte do encontro


O cenário De pé: Guto, Cláudio, Cynthia e Idelber - Assentado: Túlio



"A vida é a arte do encontro", disse-nos o poeta Vinícius de Moraes. Pois foi com muita arte e engenho que se seu deu o "encontro dos blogueiros de BH", articulado, organizado e catalisado pelo grande Idelber.
Acho que a fome do compartilhamento já se manifestou na escolha do local: "Os Glutões", misto de pizzaria, casa de pasto, chopperia, churrascaria e boteco, situado no bairro Cidade Nova. Para mim, teve um caráter nostálgico voltar à região em que morei há mais de 20 anos. Em relação ao local em que resido, o ponto de encontro fica "do outro lado da cidade", na saída para Sabará - cidade histórica do século do ouro.

A expectativa da passagem do virtual ao real já me acompanhava durante o dia. O imaginário é poderoso e resiste ao teste de realidade, pois com ele a gente cria mundos e fundos, cultiva fantasias e, às vezes, se satisfaz com elas. É um dos grandes perigos - ao mesmo tempo fascinante - que nos oferece o mundo virtual: muitas vezes, protegidos pelo anonimato, impelidos pelo impulso de criar e manter uma imagem "para o Outro", somos convocados a renunciar a este conforto. Pois então, vamos lá!

Os deuses já conspiraram a meu favor, pois não é que uma vaga para estacionar surgiu bem defronte àquela placa amarela, sugestiva em sua pouco sutil logomarca? Lá estava: Os glutões! Se não tenho nada de glutão, naquele momento o nome me pareceu muito apropriado.

Neguei minha condição atávica de mineiro - desconfiado - e me dirigi resolutamente à primeira mesa ocupada, logo à direita: - Idelber?
O "rapaz" de camiseta vermelha logo se levanta e nos abraçamos. Cynthia e Túlio Vianna se apresentaram e, daí prá frente, saltamos do écran dos monitores e escapulimos do imaginário cultivado nos últimos meses: pessoas de carne-e-osso a se confraternizar em torno de idéias, casos e causos, lembranças e experiências.

O jovem casal, unidos pela profissão, compartilhava sua trajetória estudantil, o interesse pela internet, as lides profissionais. Idelber a contar sua vivência engajada nos idos de 84-89.

Chegam Guto e Mônica, parceiros na vida, e logo se ajeitam, à vontade, já se servindo da Bohemia geladíssima e dos petiscos fartos: filé com fritas e surubim a doré. Bão dimais.
Éramos como amigos de longa data, cada qual atropelando o outro para contar uma experiência, um lance, um reparo no post da blogosfera... Êta mundo grande, meu Deus, este mundo virtual, crescendo, avassalando-nos com mil informações, diferenças, brilhos e sombras, egos inflados e artistas florescendo.

Idelber se declara "apaixonado por este negócio de blog". O seu O Biscoito Fino e a Massa começou em outubro de 2004 e já teve, em um só dia, 18 mil visitas! Suas narrativas vivazes nos colocam dentro de Tulane. Quase que desfilamos pelas ruas de Nova Orleans.

Mas é um papo de amigos e as digressões não permitem que alguém ali seja professor, doutor, escritor. Não, a vida é arte do encontro, encontro de amigos, a fazerem o trajeto inverso da Alice através do espelho.
Idelber é mesmo dos nossos: fala uai! é atleticano e ainda pediu uma pinguinha prá arrematar! De volta à casa, pelo menos por uns tempos.

Falamos de tudo e de todos, até mesmo do Blog do Soié, que não estava presente. Minha filha, Ana, também não foi, promete comparecer na próxima. Neste final de semana teremos a ExpoCachaça. Quem sabe? Todos estão convidados.
Outro programa dos bons, neste sábado: o show do Chapéu Panamá, samba de raiz cantado em prosa e verso pela banda de nossos filhos, Ângelo e Leonardo, no Baritis - ali mesmo ao lado da escolinha de futebol do Zico, no Bairro Buritis. A partir das 18 horas a cobra vai fumar! Só não gosta de samba quem é ruim da cabeça ou tá doente do pé. Vamos lá!

Mas o garçom já chega avisando: - Estamos fechando! Querem a saideira?
Embora glutões, mas nem tanto, voltamos prá casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.