07 fevereiro, 2007

Fog londrino sobre Beagá


BH sob neblina, originally uploaded by ClaudioCosta.

Em pleno verão, a neblina escondeu os edifícios e a paisagem de Belo Horizonte. Tempo bom para ler, ouvir música, tomar vinho ou uma cachacinha... Mas é dia de trabalho. Então, vamos à luta!

Será o efeito do famigerado efeito estufa? Os meteorologistas garantem que se trata de um fenômeno chamado 'zona de convergência boliviana'. Coisa do Evo Morales? Convergência socialista? Ou a ordem da natureza se alterou?


O certo é que há quase dois meses chove direto nessas minas gerais, com tréguas ínfimas a trazer esperança de céu azul. As estradas, já precárias, desmancham-se sob as águas; pontes caem e isolam cidades; barracos esboroam-se e, pior de tudo, quase 30 pessoas já morreram soterradas ou afogadas. No sul de Minas, todos já viram, algumas cidades foram soterradas por lama, após o rompimento da barragem de contenção de resíduos da Mineração Cataguazes, cujos efeitos atingiram municípios do norte do Rio de Janeiro.

Se não cuidarmos deste nosso planetinha, se cada um não fizer sua parte, em breve não haverá paisagem, pois não haverá quem olhe para os campos, as montanhas, os lagos, rios, pedras ou uma simples flor.

Update: O Dom Afonso deixou-me um dever de casa: responder ao Meme que foi iniciado pela Lúcia Mala. Trata-se do seguinte:


“Poste as 3 atitudes ecoconscientes que você praticou/pratica/pretende praticar na sua vida (ou na sua casa, no seu trabalho, no boteco, etc.) para melhorar a situação ambiental do planeta Terra.”

1. Aqui em casa sempre lutamos contra o desperdício (de água, de comida, de energia) e valorizamos o cuidado com a natureza: plantas, conversas sobre isso, observação durante viagens, etc. Convergência de horários para sair pro trabalho e voltar: um carro leva 4 de nós, pela manhã.
2. Por morarmos em apartamento (não numa cobertura luxuosa como a do Dom Afonso!!!) não é possível colocar energia solar: mas dá pra apagar luzes, reduzir o tempo de uso de chuveiro elétrico, máquina-de-lavar-roupa, passar roupas, etc. Já fui síndico e implementei um intervalo maior na lavação de áreas de garagem e estacionamento: antes, era semanal. Agora, mensal. (E não ficou mais sujo!)
3. Redução de uso de papel no trabalho: aproveitamento de folhas com erros de impressão, utilização de 'modo rascunho' na impressão de documentos, não utilização de ar-condicionado, verificação de registros de descarga em banheiros (o que se encontra de vazamentos em prédios públicos e residências é impressionante!).

Faça a sua parteE você? Já está fazendo sua parte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.