15 janeiro, 2005

Um sábado como convém

1 - Levantei-me inspirado, hoje. Após as abluções matinais, o desjejum: Tomei uma banana nanica (caturra) regada com uma porção de mel, mais meia xícara de queijo canastra picado e levei ao micro-ondas por dois minutos. Após assar, acrescentei uma porção de granola com muita uva-passa e castanhas picadas. Pronto! Após este manjar, um cafezinho bem mineiro, quentinho, da hora. Pena que hoje a Amélia não tinha feito seu delicioso pão-de-queijo.

2 - Já pensando no almoço, Amélia retirou o salmão da geladeira: só filé, sem pele, para descansar um pouco.

3 - Bem alimentado, saí para uma atividade que detesto: procurar conserto para o radiador do carro, estourado há quase 15 dias: Na estrada, voltando da Serra do Caraça, o ponteiro de temperatura acusou a anormalidade. Pânico! Logo estacionei num posto, às margens da BR-262. Do capô exala um cheiro de ferro quente, quase derretendo! Meu filho Ângelo, que faz veterinária, exclama: "- É, pai, o bicho está fervendo!" Um lanche e uma ida ao banheiro, esperando o motor esfriar. O que coube de água não está no gibi. Era colocar em cima e escorrer belas beiradas. Ainda faltavam 70 quilômetros para Belo Horizonte. O jeito foi parar a cada 10 minutos, completando a água que se esvaía... Mais ou menos igual no rally Paris-Dakar.

4 - A avenida Pedro II liga o centro à região noroeste, repleta de oficinas mecânicas, lojas de peças automotivas (novas e usadas), ferros velhos, capotaria, lojas de radiadores, conserto de pára-choques, espelhos, retrovisores, rodas... Verificar preço e condições para reparo do radiador tomou tempo, mas aprendi muito! Na segunda-feira o destino certo: deixo o carro pela manhã e o recebo à tarde, por R$ 170,00. Um radiador novo cutaria muito mais.

5 - Hora de preparar o salmão: envolvo-o com um pouco de tempero para peixe adquirido no Mercado Central, à base de pó-de-limão, sal e ervas.
Descasco 3 batatas grandes, partindo-as em rodelas de 5mm que ponho a cozinhar al dente. Num refratário, repousa o filé sobre quatro das rodelas, ainda cruas.
Salpico pimenta-do-reino, manjericão, cebola picadinha e orégano, tudo regado com azeite extra-virgem, sem dó nem piedade. As batatas, após o brevíssimo cozimento, servirão de moldura ao peixe. Também sobre elas, um pouco de azeite, sal e orégano. No forno, bastam 15 minutos.

6 - Neste momento, o aroma delicioso invade a casa e as narinas do Léo, outro filho:
"- Tá pronto, pai?"
. Colabora preparando a mesa, com pratos grandes, talheres, uma garrafa de Merlot da Casa Rivas, chileno, safra de 2002, previamente esfriado.

7 - Amélia finaliza o arroz cozido na panela de pedra, à moda mineira: branquinho, soltinho, enfeitado com salsinha. A salada também é por conta dela, que chama:
"- Benhê, está na mesa!"

8 - É servido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.